Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Padre Moacir receberá Título de Cidadania Itapiunense

A Câmara Municipal de Itapiúna homologará na próxima sexta-feira, 25, Título de Cidadania Itapiunense ao reverendo Moacir Cordeiro Leite. O Presidente do Legislativo, Maurício Bernardino de Souza, recepcionara os convidados no Salão Paroquial do município a partir das 18h00min.

Padre Moacir é considerado um guerreiro e herói para muitos no Maciço de Baturité e no Ceará, ele mesmo transcreveu com o próprio punho uma história de luta e defesa dos mais humildes.

Filho de João Ribeiro e Júlia Cordeiro Leite, nasceu no dia 28 de outubro de 1937, em Papara, Município de Maranguape–CE. Foi batizado no sítio Papara, pelo padre Heitor Vieira Cavalcante. Estudos: primeiras letras e primário (atualmente, Ensino Fundamental – 1º Ciclo) na Escola Municipal, em Papara; curso ginasial (atualmente, Ensino Fundamental – 2º Ciclo) no Ginásio Anchieta, em Maranguape; científico (atualmente, Ensino Médio), no Colégio Castelo Branco, da Arquidiocese, concluindo-os em 1955. Passou 1955 e 1956, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), em Fortaleza. Neste ano começou a participar da Juventude Universitária Católica (JUC) e iniciou o curso de Matemática na Faculdade dos Irmãos Maristas, em Fortaleza. Em 1959, ingressou no Seminário Maior de Fortaleza, para o curso de Filosofia, onde fez o 1° e 2° anos. Fez o 3° ano de Filosofia e todo o curso de Teologia, no Seminário Regional em Olinda–PE. As ordens menores, Subdiaconato e Diaconato, lhe foram conferidos por Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo emérito de Fortaleza, em Carpina e Olinda, em Pernambuco. A ordenação Presbiteral foi-lhe conferida em 6 de janeiro de 1966, na Catedral de Fortaleza (em construção) por Dom José de Medeiros Delgado, Arcebispo de Fortaleza. Moacir é um dos fundadores das Comunidades Eclesiais de Base no Maciço de Batirité e Sertão Central.

Além do reverendo recebem também a honraria: Pr. Antônio do Nascimento, Pe. Eudásio, Pe. Firmino, Sr. João Ananias, José Agamenon e David da Silva.  


Redação Aratuba Online