Páginas

terça-feira, 22 de abril de 2014

Aratubense sofre queimaduras após explosão de panela de pressão

Foto: Facebook Michel Platiny
A aratubense Joverlane Paulino, 30 anos sofreu queimaduras após uma panela de pressão explodir quando a mesma manuseava a panela em uma residência.

A vítima foi socorrida por amigos e familiares, seu estado é considerado estável, depois de ter recebido alta médica, Joverlane encontra-se em fase de recuperação na sua residência.

As imagens que chocaram os internautas foram veiculadas nas redes sociais pelo irmão da vítima, Michel Platiny, que em uma postagem escreveu “Olha ai o que uma panela de pressão pode fazer se mal manuseada, obrigado Senhor pelo livramento que destes a minha irmã, poderia ter sido pior”. 

Como evitar acidentes domésticos com a panela de pressão

O uso da panela de pressão requer cuidados especiais desde a hora da compra, até o jeito de lavar e guardar.

É um utensílio básico na cozinha de qualquer casa, entretanto, o seu uso requer cuidados para a prevenção de acidentes domésticos, como a explosão da panela, provocando prejuízos materiais e até afetando fisicamente pessoas que estejam próximas.

Há casos em que as pessoas colocam mais alimento que a capacidade da panela, entupindo a válvula no cozimento, podendo haver uma explosão. O ideal é ler o manual de instrução da panela, respeitando a capacidade indicada pelo fabricante. Geralmente, o indicado é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, em um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros aproximadamente.

Um especialista explica que não basta só colocar água e alimento na panela e levá-la ao fogo. Para ele, o cuidado deve começar desde a compra do objeto, que deve ter o selo do Inmetro. Não é recomendável comprar de ambulantes, pois não há garantia de procedência, o que pode ser perigoso para quem vai utilizar o material.

No uso diário, é preciso ficar atento ao colocar os condimentos, temperos e verduras na panela de pressão. Alguns desses condimentos ou até mesmo alimentos, podem provocar o entupimento da válvula. Enquanto a panela estiver no fogo, é preciso observar se a válvula está funcionando normalmente, se está aliviando ou não a pressão.

Se a válvula não estiver liberando pressão, provavelmente está obstruída e o alívio deverá ser feito mecanicamente. Um garfo ou uma faca pode ajudar a resolver. Para isso, basta levantar a válvula, com cuidado para não se queimar. Antes de abrir a panela, é fundamental verificar se está totalmente sem pressão. Nunca force a tampa para abrir.

E ao lavar a panela tem que observar se todos os resíduos de gordura foram tirados da válvula de pressão para não ocorrer obstrução, no uso posterior. O ideal também é lavar e guardar a borracha e tampa separadamente, pois senão a borracha vai perdendo a elasticidade.