Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Julina Guedes e Jean Martins prestigiam solenidade de inserção de educandos do Projovem Trabalhador

A MISSÃO DE CAPACITAR OS EDUCANDOS COUBE AOS INSTRUTORES PEDRO DENIS E FERNANDA BATISTA. 

O Município de Aratuba e o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizam nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, às 14 horas, no Centro de Referência da Assistência Social - CRAS (Rua José Ivan Santos, s/n, Aratuba), a solenidade de preparação para inserção dos educandos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador Juventude Cidadã.

O Prefeito de Aratuba, Ivan Santos Neto, foi representado no evento pela Chefe de Gabinete, Isabel Fernandes da Silva, juntamente com a Secretária de Administração e Finanças, Cristina Santos. Os técnicos da STDS, Liana e Alisson, representaram o Estado. A Presidente da Câmara de Vereadores Julina Guedes e seu Vice – Presidente Jean Martins e o Presidente do SINDIARA Jean Carlos, prestigiaram o evento.

Os instrutores Pedro Denis e Fernanda Batista capacitaram 50 jovens divididos em duas turmas, sendo uma na sede do município e outra na localidade de Fernandes.  

Preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda são os principais objetivos do Projovem Trabalhador. 

Podem participar do Programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo.

O Projovem Trabalhador unificou as ações: Consórcio Social da Juventude, Empreendedorismo Juvenil e Juventude Cidadã. Os participantes recebem bolsa auxílio no valor de R$ 100,00, e em até seis parcelas, mediante comprovação de 75% de frequência às aulas. Os cursos de qualificação são de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional.

O Programa é desenvolvido em parceria com Municípios e Governos de Estados, no caso do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, e Sociedade Civil e Iniciativa Privada, no caso dos Consórcios Sociais da Juventude. O objetivo da ação de qualificação é estimular e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social, bem como promover a visão empreendedora, com posterior inserção no mercado de trabalho de 30% dos jovens qualificados.