Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Idosos e portadores de deficiência terão prioridade de atendimento no hospital e postos de Aratuba

Proposta que regulamenta a os dispositivos federais no âmbito municipal é de autoria da vereadora Julina Guedes.

Em primeira votação, foi aprovado na sessão da última terça-feira, dia 13, o projeto de lei que assegura às pessoas idosas e aos portadores de deficiência o direito à prioridade de atendimento no hospital e postos de saúde (exceto emergências), sediados em Aratuba. A proposta é de autoria da vereadora Julina Guedes (PMDB). 

Conforme prevê o projeto, considera-se atendimento prioritário a não-obrigatoriedade das pessoas protegidas pela Lei de aguardarem em filas. Serão beneficiados por essa proposta as pessoas que comprovarem ter 60 anos de idade ou mais e aqueles que apresentarem, em caráter permanente, perdas ou anormalidades de sua estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica.

Segundo Julina, o Poder Público deverá assegurar às pessoas idosas e portadoras de deficiência a absoluta prioridade na efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. 

Já aprovado por unanimidade dos parlamentares, o Projeto de Lei segue agora para ser sancionado pelo Executivo.