Páginas

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Água para Todos: Aratuba e outras 183 cidades cearenses terão poços perfurados pelo governo

Vinte e seis poços profundos vão ser perfurados no Maciço de Baturité, dois deles em Aratuba.

Quase todos os municípios cearenses serão contemplados com a perfuração de 395 poços profundos do programa “Água para Todos”. Comunidades de 182 cidades do Ceará serão atendidas no projeto, que também prevê o tratamento da água e a implantação de um sistema de abastecimento, que levará a água para as residências. 

Na manhã de ontem, foi realizado o pregão presencial para a escolha das empresas que ficarão responsáveis pela construção dos poços, divididos em cinco lotes. Como a licitação ainda não foi concluída, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, preferiu não estipular uma data para o início das obras. “Mas queremos agilizar (para que seja) o mais rápido possível”, garante.

As comunidades beneficiadas foram escolhidas por comitês municipais do programa. Foram selecionadas comunidades que não possuem outra fonte de abastecimento - como rios ou açudes. Outro critério é que esses locais tenham de 15 a 150 famílias. O secretário não soube informar quantas famílias serão beneficiadas com o projeto.

O Governo do Estado não soube informar o valor final da licitação, mas O POVO apurou que ficou abaixo do valor previsto no edital, que é de R$ 11,8 milhões.

Antes da perfuração, serão realizados “estudos geofísicos” para analisar a quantidade e qualidade da água do futuro poço. A medida tem efeito a longo prazo, já que os poços poderão ser usados para abastecimentos nos próximos anos.

As entidades que vão ficar responsáveis pela administração dos poços terão de se associar ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) ou ao sistema municipal de abastecimento, quando este existir.

Nelson Martins informa que a Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) perfurou cerca de 170 poços no Estado neste ano. Ele salienta que outros órgãos, como Defesa Civil, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Exército, também atuam na perfuração e recuperação de poços profundos. O programa “Água para Todos” é coordenada pelo Ministério da Integração, juntamente com o Governo do Estado.

Seca
A escassez de água tem colocado em risco a saúde dos sertanejos. Análise feita pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em maio, apontou que 60% da água distribuída em carros-pipa está contaminada. A situação leva ao agravamento de surtos de diarreia e aumento dos casos de dengue, já que a água precisa ser armazenada nas residências. No dia 13 de agosto, O POVO publicou que 40 municípios cearenses estão em situação crítica em relação ao abastecimento de água.

ENTENDA A NOTÍCIA
O programa Água para Todos é uma ação do Governo Federal que busca atender a população de baixa renda residente em zonas rurais, com a perfuração de poços tubulares profundos. É coordenado em parceria com o Governo Estadual.

Serviço
Para acessar o edital dos poços profundos

Outras informações: 3101 8112
Informações: O POVO ONLINE