Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Capistrano e Aratuba devem assegurar o Garantia-Safra 2012-2013

A solenidade acontece durante a reunião do Comitê Integrado da Seca, e o secretário Nelson Martins apresentou as ações anunciadas pela Presidenta Dilma no Ceará.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), realizou nesta segunda-feira (8), solenidade de adesão ao Garantia-Safra 2012-2013 com as Prefeituras Municipais. Cada prefeitura deve contribuir com R$ 28,50 por agricultor cadastrado. 

O encontro aconteceu em Fortaleza, na sede do Corpo de Bombeiros, durante a reunião do Comitê Integrado da Seca do Ceará.

Cláudio Saraiva, prefeito do município de Capistrano postou uma fotografia em sua página pessoal da rede social facebook mostrando o exato momento da assinatura do termo de Adesão do município.

“As prefeituras devem aderir ao Programa, pois o Governo do Estado já fez a adesão. Nós temos 303.891 agricultores aptos a receber o benefício. Quanto mais cedo acontecer a adesão, mais cedo o benefício será pago”, destacou o secretário Nelson Martins. 178 municípios devem fazer a adesão.

A previsão da SDA é que o Garantia-Safra comece a ser pago entre os meses de julho e agosto, em parcelas de R$ 152,00. “A presidenta Dilma garantiu o pagamento do benefício enquanto persistir a situação de estiagem. Os que agricultores que estão recebendo o benefício em 2012, terão renda garantida até o final do ano”, salientou o secretário.

Por telefone o prefeito de Aratuba, Ivan Neto, conversou com nossa redação e informou que o Secretário de Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos, Raimundo Sérgio Gondim Passos, foi designado para participar pessoalmente do evento e que o município de Aratuba  adotara as devidas providências em relação ao Garantia-Safra 2012-2013.

Ações de convivência com a seca
Ainda durante o evento, o secretário Nelson Martins vai apresentar aos prefeitos municipais as ações que a Presidenta Dilma Rousseff anunciou durante a visita a Fortaleza, na última ter ça-feira (2). Elas serão executadas no Ceará em parceria com o Governo do Estado e as Prefeituras.

“Nosso objetivo é também contar com a parceria das Prefeituras Municipais para executar nos municípios as ações que foram anunciadas”, afirmou o secretário. “Vamos mais uma vez colocar o Comitê da Seca a disposição dos municípios para atender e encaminhar as demandas que chegarem”, completou.

Entre as informações que serão detalhadas aos prefeitos está a logística de distribuição do milho e a produção de forragem.