Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

RAIO X ESPECIAL – O 2º DOMINGO DE DEZEMBRO

O Dia da Bíblia na História de Aratuba, por Gildo Gomes.

No dia 19 de dezembro de 2001 foi sancionada a lei federal de nº 10.335, pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, instituindo o segundo domingo de dezembro como o Dia da Bíblia. Na referida lei o art. 1º reza que “Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional.” Muitos países católicos como o Brasil, celebram setembro como o Mês da Bíblia, e isso numa referência histórica ao trabalho de tradução da Vulgata Latina, realizada por Sofrônio Eusébio Jerônimo (São Jerônimo, c. 340-420), cuja veneração na Igreja Católica acontece no dia 30 do mesmo mês. Jerônimo realizou sua tradução das línguas hebraica e grega para o latim em Belém, na Palestina no ano de 404 d.C. E hoje muitas traduções católicas da Bíblia e popularmente usada pelo povo católico como: Pe. Matos Soares e Pe. Antônio Figueiredo, tiveram como base a sua tradução o que justifica a homenagem. Então, mesmo sendo o segundo domingo de dezembro o Dia Nacional da Bíblia por lei no Brasil os eventos comemorativos se restringe a comunidade evangélica. Até porque as comemorações católicas da Bíblia em setembro são desde 1971 por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte(MG), estendida posteriormente a todo o país pela CNBB. Já os protestantes brasileiros celebram o Dia da Bíblia no segundo domingo de dezembro desde 1948 com a fundação da SBB - Sociedade Bíblica do Brasil. Pois foi no final desse mesmo ano que os evangélicos realizaram as primeiras manifestações públicas em homenagem ao Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga. Porém historicamente a data vem de longe, do século XVI, quando em 1549, um Bispo chamado Cranmer, que vivia na Grã-Bretanha, incluiu no livro de orações do rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o Segundo Domingo do Advento (o Advento é celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal). E assim o segundo domingo de dezembro tornou-se mundialmente conhecido como o Dia da Bíblia e no Brasil pouco a pouco, as denominações evangélicas institucionalizaram a tradição vindo posteriormente a virar lei federal no ano de 2001.


A Bíblia continua sendo o livro mais traduzido, vendido e lido do planeta, contrariando assim a “profecia” voltairiana do século XVII. Diz-se que o filósofo francês Voltaire (1694-1778) chegou a dizer que após suas teorias a Bíblia seria ultrapassada e esquecida num espaço de cem anos. E numa ironia do destino após a morte de Voltaire sua casa transformou-se uma editora de Bíblias. E hoje mais de duzentos anos depois, os livros de Voltaire estão empoeirados e fora das estantes, enquanto a Bíblia vai passando de mão em mão e atravessando as gerações. Aqui no Brasil, por exemplo, desde a fundação da SBB, mais de 80 milhões de exemplares da Bíblia e do Novo testamento já foram distribuídos.  Agora, é claro uma Bíblia na estante não significa que esteja no coração, pois nem todos que compram ou adquirem uma Bíblia de fato leem-na. Essa triste situação ver-se até mesmo entre os modernos protestantes. 





Antigamente dizia-se que a diferença entre católicos e protestantes era o conhecimento bíblico. O povo protestante era o povo do livro sagrado. Um homem evangélico era chamado de “Zé Bíblia” e a mulher era a “Maria Bíblia”, mas isso é coisa do passado. Atualmente muitos evangélicos estão mais interessados em “Shows Gospel”, “danças”, “coreografias” e “piruetas” que estudo bíblico sério. Se você olhar nos domingos pela manhã as missas tem mais gente que nas Escolas Dominicais das denominações evangélicas. E o pior elas estão vazias e morrendo. Os estudos bíblicos se extinguiram nas igrejas ditas evangélicas. E com essa realidade é lógico não se lembrarem do Dia da Bíblia. Em muitas cidades como Aratuba as igrejas evangélicas sequer fazem mais algum movimento nesse dia. E nesse caso parabéns aos católicos aratubenses que não se esquecem de dedicar o seu mês a Bíblia e em 2012 o evangelho de Marcos foi o livro tema do mês de setembro. 


Já os crentes de Aratuba ocupados demais com o Dia do Evangélico se esquecem do Dia da Bíblia. E a única denominação evangélica em Aratuba, a tradicional Assembleia de Deus, que em outros tempos manifestava-se publicamente no Dia da Bíblia, esqueceu-se complemente disso nos últimos anos. Em Aratuba tais manifestações iniciaram-se na gestão do pastor João Ferreira Filho (1993-2003) com passeatas e campanhas publicas no Dia da Bíblia. Porém a última manifestação evangélica em alusão a essa data aconteceu na gestão do Pr. Elvis Alves no ano de 2007 com uma passeata e uma concentração de pessoas em praça pública para falar sobre a importância de um povo conhecer a palavra de Deus e o Deus da palavra. De lá pra cá nunca mais os assembleianos aratubenses  se manifestaram no Dia da Bíblia. De qualquer forma Feliz Dia da Bíblia e nunca se esqueça que a única forma segura de conhecermos a Deus é através de sua santa palavra. CREIA NELA PARA SER SALVO, LEIA PARA SER SÁBIO E PRATICA-A PARA SER SANTO.


Contatos com o colunista:
ggalves1@hotmail.com Cel. (085)96638929

Bibliografia
GESLER, NIX. Norman e William. Introdução Bíblica – Como a Bíblia chegou até nós. Editora Vida, 1997
Histórico da Assembleia de Deus de Aratuba,