Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

Aratuba: Primeira turma de Terapia Comunitária

A Terapia Comunitária é um espaço onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular.
Na noite desta quinta-feira, 13, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, a colação de grau da primeira turma de Terapeutas Comunitários, cerca de 45 profissionais integrantes do serviço público da saúde, educação, assistência social e lideranças comunitárias foram capacitados durante um ano no próprio município de Aratuba.

A formação contou com a coordenação da Enfermeira e Terapeuta Olívia Alves, a Pedagoga e Terapeuta Ana Maria, o Agente de Saúde e Terapeuta João Carlos e a Secretária de Assistência Social Emanuela Cordeiro. A tutoria foi da conceituada Dra. Mirian Barreto.

A Terapia Comunitária é um espaço onde se procura partilhar experiências de vida e sabedorias de forma horizontal e circular. Cada ser humano torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Todos se tornam corresponsáveis na busca de solução e superação dos desafios cotidianos, em um ambiente acolhedor e caloroso. Capacitar profissionais de diferentes áreas para: desenvolver atividades de prevenção e inserção social de indivíduos em sofrimento psíquico; lidar com as crises familiares, Estresse, Depressão, Violência, Rejeição, Alcoolismo e outras inquietações do cotidiano; atuar em suas comunidades e instituições, na perspectiva da valorização do autoconhecimento como recurso de transformação pessoal e social.

Aratuba é a primeira cidade brasileira a trabalhar o fortalecimento da Terapia Comunitária em rede, formando um elo entre saúde, educação e assistência sócia na zona rural e urbana.