Páginas

segunda-feira, 30 de julho de 2012

RAIO X: Zoza Correia - Parte IV

A vida e legado de um mestre aratubense.  
E se Luiza não esquece seu amado Zoza, o município de Aratuba também não, pois de alguma forma as habilidades de Mestre Zoza tornam-se presentes nos filhos e neto onde cada um lembra um pouco o velho Zoza. Na pintura, desenho e artes temos Francisco Alves Melo, Assis Zoza, Sérgio dos Santos Correia, Joelma dos Santos Correia, Marta Correia(falecida), Jerly dos Santos Correia, Alan dos Santos Correia, Francisco dos Santos Correia (Kim); Fábio Melo, Jesse Gomes Correia e o Arley Correia. Na mecânica os nomes Assis Zoza (conserto e parte elétrica do carro); e Antônio Zoza (funilaria e pintura de carro, falecido). E na área da carpintaria os filhos José Alves Melo(Zequinha), Sérgio Correia e Francisco Alves Melo. E na música: Paulo Alves Melo(violão, falecido); Francisco Alves Melo, (sanfona, falecido); José Alves Melo (bateria); Kim(cavaquinho, guitarra, contrabaixo e órgão) e Alan Santos(órgão). Mas claro não se pode esquecer de Luiz Correia que é um agricultor. Em Aratuba quando se pergunta sobre a família de artistas é fácil responder: a família do Zoza Correia. Um de seus filhos chegou a dizer: “Ele não nos deixou riquezas materiais, mas cada filho herdou dele uma habilidade específica, uns são marceneiros, outros carpinteiros, mecânicos, músicos, artistas etc. Habilidades essas que são necessárias para que uma pessoa trabalhe, ganhe o pão de cada dia e viva dignamente”. 
E a fama desse homem simples foi além dos limites da pequena Aratuba. Em 1990 Mestre Zoza foi entrevistado pela TV Verdes Mares. Na entrevista ele ensinou a fazer violinos. Zoza era um artista inigualável na confecção e toque de violinos. E para quem acha que ter o dom não precisa de esforço se engana. Jerly dos Santos, lembra que foram muitas tentativas de seu pai até o primeiro violino estar pronto, é tanto que antes veio a rabeca e só depois o violino. A primeira rabeca inclusive está na casa de sua filha Francisca de Paula(Novinha) à disposição do Museu do Município que precisa conseguir uma redoma de vidro para exposição devido o seu alto valor histórico. Na fabricação de violinos cada peça tinha um tipo de madeira específica. No final Zoza inspecionava sua obra observando o desenho e o peso do violino para que a tonificação fosse na medida certa. E é claro um novo violino era inaugurado nas missas que Zoza tocava sem ensaio prévio ou com o costumeiro encontro de amigos como Toinho da Viola e Zé Terto no fim de semana na casa do próprio Zoza. O sr. Luiz Severino da Silva, hoje aos 85 anos de idade, aprendeu a tocar violino com Mestre Zoza. E com vontade de possuir um porém sem condições financeiras, Zoza fabricou o violino e deu de presente ao aluno e amigo. Seu Luiz ainda guarda dentro da mesma caixinha o violino doado por Zoza e quando pode, devido sua idade e estado de saúde, dedilha algumas notas. 
Na década de 90 Mestre Zoza ensinou violino na antiga Casa de Cultura e foi nesse tempo que recebeu convite da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará para ensinar a técnica da fabricação de violinos a 50 pessoas inscritas numa oficina em Juazeiro do Norte. Zoza estava disposto a ir, porém a doença de cirrose aumentou e pôs fim a sua vida. Zoza passou os últimos dias de vida numa cama como consequências de suas frequentes bebidas.
E infelizmente Zoza não foi o único na família vítima do alcoolismo, uns quatro filhos seus também tiveram o mesmo fim em decorrência da excessiva ingerência do álcool. Em 20 de maio de 1994 Aratuba se despediu de Zoza Sobrinho. Ele morreu aos 71 anos de idade, imortalizando seu nome na história como construtor, carpinteiro, mecânico, artista, artesão, músico e humorista numa singular inteligência e genialidade justificando assim o nome como é conhecido até hoje pelo povo de Aratuba: MESTRE ZOZA.
Contatos com o colunista:
ggalves1@hotmail.com Cel. (085)96638929
Referências Bibiográficas
Entrevista com Marta Colares Matos e seu esposo Lázaro Matos em 25/07/12
Trabalho de pesquisa de Jerly Correia, Ismael Correia e Eveline Correia(Netos) sob a orientação da professora Marta Farias em 17/04/12
E-mail de Francisco dos Santos Correia(Kim) dos Santos em 19/07/12
Entrevista com Jerly dos Santos Correia em 02/07/12
Entrevista com Alan Santos Correia em 25/07/12
Entrevista com Francisca de Paula Correia(Novinha) em 25/07/12
Entrevista com Maria Luiza dos Santos Correia em 25/07/12
Lei Municipal da Câmara de Aratuba em 25/07/12
Entrevista com Alaíde Correia Terto em 27/07/12
_____________________________
PUBLICIDADE