Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Pai-João: Qualidade de vida se faz com promoção e educação em saúde

Projeto educação e saúde na promoção da vida tem fortes traços da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. 

Nossa redação foi até a Escola Nucleada Luiz Gervásio Colares no distrito de Pai João para conhecer de perto uma feira sobre educação e saúde na promoção da vida, realizada na tarde desta sexta-feira (15). Logo na chegada nos deparamos com os estudantes e a comunidade local na quadra da escola participando de uma acolhida recheada de dinâmicas. Já na feira cada espaço era disputado entre os presentes para participarem das oficinas temáticas, recreativas e salas de vídeos. Gravidez na adolescência, drogas e venenos, sexualidade e alimentação saudável fizeram parte dos temas trabalhados entre os estudantes do 1º ao 9º ano.
O IMPACTO PEDAGÓGICO
O espaço físico da escola foi totalmente modificado pelas equipes responsáveis para a realização da feira com a finalidade de ofertar uma estrutura dinâmica e interativa  para os participantes. Na sala da pirâmide alimentar trabalhou-se a importância da alimentação saudável com degustação de vários alimentos. Já no espaço interativo, uma sala foi reservada para atividades lúdicas como a velha brincadeira da macaca e do pular de corda foi o atrativo da garotada. Nas salas de vídeos percebemos os olhares fixados nas informações sobre gravidez na adolescência, a oficina temática de desenho e pintura obteve uma excelente freqüência.
A pedagogia da autonomia de Paulo Freira estava presente em cada ação praticada pelos alunos que fizeram questão de aproveitar todos os momentos da feira para mostrarem a comunidade o conteúdo trabalhado durante a realização do projeto.
INTERCÂMBIO
Quem foi conferir de perto e participar da feira, foram os alunos da escola indígena da Aldeia Fernandes, e os alunos da escola de Pesqueiro que acompanharam e participaram atentos de todos os momentos e oficinas temáticas ofertadas.
O RESULTADO
A comunidade escolar do distrito de Pai-João chega à culminância deste projeto mais fortalecida e recheada de conhecimentos, motivada para a prática de hábitos saudáveis na promoção da melhoria da qualidade de vida através da educação.
“foram meses de intenso trabalho dentro do campo educacional, visando alcançar os objetivos propostos dentro do projeto, hoje estamos felizes com o resultado obtido. De fato conseguimos alcançar um grande feito, ultrapassarmos os muros da escola e provocar mudanças de hábitos no dia-a-dia dos nossos alunos através da aquisição do conhecimento coletivo. Estão de parabéns todos os professores, funcionários, alunos e a comunidade.” Disse Evelma.  
GALERIA DE IMAGENS