Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prefeitura de Aratuba cria projeto para manter jovens no campo


Com o declínio na produção de alho, a Prefeitura de Aratuba, em parceria com o Sebrae, criou um projeto de permanência dos jovens no campo. O prefeito Júlio César Batista Lima explica que o trabalho busca beneficiar um grupo de agricultores da região, com assistência técnica sistematizada. 
"Trata-se um projeto de grande relevância, tendo em vista que grande parte da renda do Município vem da comercialização de uma variedade de hortaliças produzidas em todas as comunidades de Aratuba", diz César Batista Lima. De acordo com ele, 34 produtores fazem parte do projeto que revitaliza plantios de tomate, repolho, chuchu, pimentão, vagem, pimenta de cheiro, beterraba, coentro, banana, milho, feijão, dentre outras cultura em sistemas protegidos.

Cuidados

Para evitar que pragas ataquem as mudas, as culturas estão sendo produzidas em estufas, que são instaladas na própria casa do produtor. É o caso de Antônio Romualdo Pereira da Silva, 37 anos, morador do Sítio Aningas, localizado a quatro quilômetros da sede de Aratuba.
Ele apostou no tomate e plantou três mil pés. Sua venda, por caixa, atingiu R$ 20,00, produzida em pleno verão. Com direito a duas colheitas por semana, quarta-feira e domingo, vendeu 80 caixas.
"Tem sido um bom negócio. Antes, eu não tinha acompanhamento nenhum. Agora, com a produtividade, é excelente. O lucro é garantido", comemora Romualdo. Já seu irmão, Reinaldo Pereira de Oliveira, 39 anos, plantou 4 mil pés de pimentão. Foram sete meses de produção, algo que nunca tinha acontecido antes. A caixa de pimentão é vendida por R$ 15,00.

Tecnologia

"O nosso objetivo é esse, usar a tecnologia de ponta para acabar com as pragas da lavoura, fixar o homem no campo e ainda assegurar um produto de alto teor nutritivo para o consumo do povo do Ceará", salienta o prefeito.
No que se refere à produção de alho, o que gerou todo esse declínio foi a chegada do produtor vindo da Argentina. "Mas isso não tira a vontade dos produtores mais antigos em continuarem a produzir uma cultura que se expandiu e levou o nome de Aratuba além fronteiras. Nosso Município tem um grande potencial para continuar se destacando da produção de alho", finaliza o prefeito.
Foto: Antônio Carlos Alves / Com Informação: Diário do Nordeste