Páginas

sábado, 17 de julho de 2021

ARATUBA: NAÇÃO JUNINA REALIZA SÃO VIRTUAL

O PROJETO CONTEMPLADO PELA LEI ALDIR BLANC É DE AUTORIA DO LÍDER CULTURAL E QUADRILHEIRO JOABY DUARTE DO DISTRITO DE PAI JOÃO.

No último domingo (11), a Nação Junina agitou as redes sociais através de uma live gratuita recheada de musicas junina oferecendo entretenimento aos internautas e ao mesmo tempo fomentando a cultura aratubense. O Proponente do projeto Joaby Duarte, destaca a importância da realização destas atividades com o intuito de oferecer entretenimento aos munícipes e movendo a cultura do Município. “Mesmo na pandemia, nós conseguimos fazer uma festa bacana, com muito carinho e cultura. A Nação Junina de Aratuba é um dos grupos mais antigo e atuante no cenário cultural local e mesmo em tempo de pandemia não poderia deixar seu público sem vivenciar a tradição do São João, o que só foi possível através Lei Aldir Blanc”,  disse Joaby para nossa redação.

SOBRE O GRUPO NAÇÃO JUNINA DE ARATUBA

Criado no ano de 2008, a Quadrilha Nação Junina, é um movimento cultural do ciclo junino mais antigo do município de Aratuba. O grupo foi idealizado por Mizael Souza, Helder Ribeiro, Nayane Lima e Wallison Liberato, jovens advindos de uma quadrilha infantil organizada por Maria Braga (Biata) produtora cultural do distrito de Pai João.

O objetivo grupo é fomentar a cultura tradicional promovendo saúde, cultura e lazer, através de movimentos culturais, envolvendo jovens e adolescentes como protagonistas do seu meio social e cultural, contribuindo para a garantia do fomento cultural e saberes tradicionais, proporcionando a comunidade apresentações juninas autenticas, fazendo a sociedade reviver tempos de muita alegria e felicidade que os arraiais caipiras proporcionavam.

Conhecida por ser um grupo coletivo, buscando inovar e ao mesmo tempo resguardar o tradicional dando destaque as apresentações que retratam fielmente a cultura local, principalmente no Distrito de Pai João. Sendo que o ano de 2008 a Nação Junina de Aratuba, ganhou forma e anunciou de forma oficial sua existência através de participação em festivais e no ano de 2016, como fruto de árduo trabalho e amor pela cultura, foi contemplada com o Edital CEARÁ JUNINO – SECULT-CE, propagando o trabalho das comunidades mais afastado do grande centro cultural cearense como forma de desafio e superação. Hoje a quadrilha tem mais de 30 integrantes de todas as comunidades da região do distrito de Pai João.

2011 - 3º Lugar festival Municipal de Aratuba

2012 - 3º Lugar Festival Municipal de Aratuba

2013 - 1º Lugar Festival Municipal de Aratuba

2013 - 2º Lugar festival Regional de Capistrano

2014 - 2º Lugar Festival Municipal de Aratuba

2014 - 3º Lugar Festival Pé de Serra de Capistrano

2015 - 2º Lugar Festival Municipal de Aratuba

LEI ALDIR BLANC

Ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.

A Lei de Emergência Cultural recebeu o nome de Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compositor Aldir Blanc, que faleceu de Covid-19 em 4 de maio de 2020.

Prevê o uso de 3 bilhões de reais para o auxílio de trabalhadores da cultura atingidos pela pandemia. Investimentos para assegurar a preservação de toda a estrutura profissional e dinâmica de produção, criação, formação e circulação dos bens e serviços culturais.

A Lei Aldir Blanc é fruto de forte mobilização social do campo artístico e cultural brasileiro, resultado de construção coletiva, a partir de web-conferências nacionais e estaduais como plataformas políticas na formulação, articulação, tramitação e sanção presidencial.