Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

EM DESTAQUE: NOVEMBRO AZUL CONSCIENTIZA HOMENS SOBRE CÂNCER DA PROSTATA E SAÚDE BUCAL EM BAIXA GRANDE NA CIDADE DE ARATUBA

"A AÇÃO FOI ELOGIADA PELO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE QUE APROVOU POR UNANIMIDADE O ENVIO DE UM OFÍCIO PARABENIZANDO TODA EQUIPE PELA  INICIATIVA"

Na última quarta-feira, 26, servidores do PSF que atende a localidade de Baixa Grande realizaram várias atividades para conscientizar os homens da importância da prevenção do câncer de próstata e câncer de boca. Os presentes ouviram as palestras temáticas do Dr. Marcelo e do convidado especial Cirurgião Dentista Dr. Arnaldo.

Durante a programação aconteceu várias atividades como sorteios, momentos dinâmicos, distribuição de lembranças e muita interação entre os participantes.

O sucesso do evento e a participação em massa dos homens de Baixa Grande se deu devido à articulação local da Agente Comunitária de Saúde Neurilene Barbosa, e do empenho de toda a equipe do PSF em preparar e executar pela primeira vez da história da saúde na localidade, um evento desse porte.

Membros e Colaboradores da Equipe do PSF responsável pela ação de impacto: Marcelo (Médico), Mayara (Enfermeira), Lelê (Técnica de Enfermagem), Neurilene e Cleitiane (ACS) e Franzé (Agente Administrativo).

A ação foi elogiada pelo Conselho Municipal de Saúde que aprovou por unanimidade o envio de um ofício parabenizando toda equipe pela iniciativa. 

O mês de novembro, é um momento em que se reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, este é o tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.  

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio ou de cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

Fotos: Welton Castro