Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2019

ARATUBA REALIZA CAMINHADA EM COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL

UMA CAMINHADA PELO CENTRO DE ARATUBA, LEMBROU O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA, 17 DE MAIO.

Promovida pela Prefeitura de Aratuba através da Secretaria de Assistência Social, CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar em parceira com Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde a caminhada contou com apoio da equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e Escolas Municipais.

A caminhada de conscientização pelo centro da cidade como marco o tema: “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” a ação visa alertar e conscientizar a população do compromisso no enfrentamento da violência sexual de crianças e adolescentes.

O objetivo do evento segundo o Secretário de Assistência Social Arimateia Oliveira, é chamar a atenção da comunidade e conscientizar a população sobre a importância de denunciar os casos de violência e abuso sexual contra menores, proporcionando amparo e proteção às vítimas.

Para a Assistente Social Cicera Costa o evento é um marco importante para a cidade de Aratuba, pois o trabalho em rede com as escolas dá uma amplitude nas ações de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, proporcionando um trabalho mais eficaz referente a essa barbárie.


Participaram da caminhada; alunos, professores, coordenadores e diretores, da Rede Municipal de Ensino. O evento contou ainda com ainda com a presença do Secretário de Assistência Social Arimateia Oliveira, Padre Marcílio, Secretaria de Educação Básica Shirlene Botelho, Conselheiros Tutelares e Populares.

Sobre a data
Araceli Cabrera Sánchez Crespo (Vitória, 2 de julho de 1964 – Vitória, 18 de maio de 1973) foi uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973 por Paulo Constanteen Helal e Dante Michelini. Seu corpo foi encontrado somente 6 dias depois, desfigurado por ácido e com marcas de extrema violência e abuso sexual.

Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.

Denúncia
As pessoas precisam ser vigilantes e denunciar os casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes. O telefone que o denunciante pode utilizar sem precisar ser identificado é o disque 100. A ligação é gratuita.