Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2018

I FÓRUM DO SELO UNICEF DEBATE GARANTIA DE DIREITOS PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM ARATUBA

“A EXPECTATIVA É ARATUBA RECUPERE O  SELO NESTA NOVA EDIÇÃO”

Autoridades municipais, representantes de secretarias de governo, comunidade local, crianças e jovens se reuniram, na manhã desta terça-feira (28), no Auditório da Escola Professora Maria Júlia Lima Batista para o I Fórum Comunitário do Selo Unicef no município. O evento, realizado em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Núcleo e Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e outras entidades, é uma das condicionantes para que Aratuba seja reconhecida com o Selo referente aos anos 2017-2020.

O objetivo do Fórum Comunitário é promover o diálogo junto à sociedade e realizar a análise das condições de vida da infância e adolescência no município. A partir disso, a meta é realizar um planejamento de ações para a proteção integral da criança e do adolescente pela redução das desigualdades, além de fazer o monitoramento e avaliação dos resultados das ações públicas para jovens de até 18 anos.

O ex-prefeito Júlio Cesar Batista, reforçou  a necessidade de se garantir os direitos das crianças e adolescentes e a importância do município ser reconhecido com o Selo Unicef, em sua gestão Aratuba foi tetra campeã na conquista do Selo.

Maria Auxiliadora, prefeita do município, homenageou as crianças e adolescentes com uma salva de palmas e comentou sobre a construção do plano de ações com sua posterior execução para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes. A gestora ainda reforçou da importância de cada jovem participar ativamente dos instrumentos sociais ofertados pela gestão. O município tem feito bastante para conquistar o Selo Unicef.


Encerrando sua fala Auxiliadora reforçou sobre a prestação de contas das ações de governo entregue na entrada do evento. “Palavras não governam, ações sim, neste folder está todo nosso esforço, o que fizemos e o que estamos fazendo”, comentou a gestora do município.

Por sua vez, Isaura Batista, integrante da equipe articuladora do Selo Unicef em Aratuba, também fez o uso da palavra. “O nosso governo está à frente de muitos municípios. O objetivo do fórum é ouvir o que é necessário melhorar; queremos ouvir propostas que nos permitam avançar. Caso consigamos cumprir nossos objetivos, tenho certeza que iremos ganhar este Selo porque o resultado depende de todos. Vamos trabalhar para isso.”

Representantes de secretarias de governo, ficaram responsáveis por apresentar indicadores de qualidade de vida dos jovens no município. O debate deve se estender ao longo de todo o dia.

Selo Unicef
O reconhecimento internacional condecora municípios que apresentam bons resultados na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.


Redação Aratuba Online