Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2018

ARTE COM A FIBRA DA BANANEIRA TRANSFORMA VIDA DE MULHERES EM ARATUBA

O PROJETO É DESENVOLVIDO NO INSTITUTO CASA DE ANINGAS TENDO NA COORDENAÇÃO A ASSISTENTE SOCIAL MARGARIDA PASSOS.

Embelezar o ambiente, servir como terapia e até mesmo ser uma fonte de renda. É isso que o artesanato proporcionará às MULHERES DO INSTITUTO CASA DE ANINGAS em Aratuba. O melhor é que a principal matéria-prima dessas artesãs vem de uma planta que elas e os vizinhos têm no quintal: a bananeira.



Das fibras do tronco dessa árvore, as MULHERES DA CASA DE ANINGAS criam os mais diversos produtos como cachepô, porta-lápis, jogos americanos, cestos mandalas e porta-retratos. O talento das artesãs ganhou força com ajuda da Assistente Social Margarida Passos, que consegui junto aos seus parceiros uma capacitação para elas de como trabalhar com a fibra de bananeira, um passo a mais para avançar na qualidade de vida, a partir de uma nova alternativa de trabalho.

“Estamos trabalhando com 12 mulheres mas podemos receber mais reforço inclusive de outros companheiros. Pretende-se com essa ação de capacitação, tornar o processo de produção economicamente sustentável”, afirmou Margarida.

O grupo tem demonstrado preparo ao extrair a matéria prima da bananeira para transforma-la em fibras e posteriormente em peças artesanais, o Projeto conta com o apoio da prefeitura e outros parceiros.

Ao menos três tipos de fibras da bananeira são utilizados neste tipo de artesanato: a capa (parte mais externa do tronco); a renda (parte interna do tronco); e a seda (película que recobre o tronco). O material é de árvores que já produziram cachos da fruta