Páginas

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

III FEIRA LITERÁRIA DE ARATUBA COMEÇA HOJE

A Secretaria de Turismo e Cultura comandará FESTA LITERÁRIA NO ALTO DA SERRA no período de 16 a 18 de novembro de 2017


O hábito de leitura dos brasileiros conforme a última pesquisa recomendada pelo Instituto Pró-Livro 2016, revela que o brasileiro ainda ler pouco. A estimativa em 2011 era de 50% da população, em 2015 passou para 56%, um crescimento tímido diante da gama da produção intelectual que são produzidas no país.

Mediante aos dados acima citados, que o município de Aratuba, através da Secretaria de Turismo e Cultura realizará de 16 a 18 de novembro de 2017 sua III Feira Literária que este ano traz o tema “Arte e Literatura: maneiras diferentes de ler e ver”.

O projeto possui o objetivo de aproximar, garantir e assegurar o direito ao cidadão de Aratuba e a todos “apaixonados” pela leitura o acesso ao livro e ao conhecimento, bem como, mergulhar no universo literário através das múltiplas linguagens, proporcionando a sociabilização do saber através de reflexões e trocas coletivas de experiências sobre a leitura e a escrita, compreendendo a literatura como uma arte das palavras, das imagens, dos gestos, dos sentidos, das corporeidades, que motiva (re)leituras do mundo.

Durante os três dias de eventos, a Praça Central Adolfo Lima, o Espaço de Eventos Paroquial, a Biblioteca Pública Municipal, o Clube Recreativo serão transformados em palco de manifestação artística em comemoração a Literatura enquanto arte.

A feira acontece no mês que se comemora o dia Nacional da Cultura e o dia da Literatura Cearense, objetivando, por sua vez, a promoção da cultura popular e cearense.

Para o Secretário de Turismo e Cultura de Aratuba, Wescley Gomes, a feira é mais uma ação que busca dar visibilidade a literatura cearense, bem como, mostrar que o município de Aratuba também é responsável pelo conteúdo cultural e literário que existe no Maciço de Baturité e no Ceará.

“Aratuba possui uma diversidade cultural e artística forte, assim como a arte, e a realização dessa Feira é uma oportunidade de dar visibilidade aos escritores locais, de mostrar que Aratuba também possui pessoas que produzem e fazem a literatura em seus mais variados gêneros. Além de, aproximar as pessoas do mundo da literatura e também reunir escritores de vários gêneros literários em um único lugar, nossa querida Aratuba. Portanto, o objetivo que a Feira se propõe a acontecer, é dar espaços aos nossos escritores para que possam mostrar seu trabalho e sua contribuição na construção literária no Maciço de Baturité”, afirmou o secretário.

Todas as atividades que compõe a programação serão abertas e gratuitas ao público, visando à atração de turistas, lazer aos moradores do município e cidades vizinhas e a criação de espaços para os empreendedores locais desenvolverem suas atividades, promovendo a inclusão social da comunidade.

Uma das atrações que promete tornará esta edição da feira inesquecível, é o Grupo Risadinha Kids, que fará sua participação hoje (16/11), a partir das 18h:30 na Praça Municipal.   

Autores Convidados
Participará do evento escritores como Levi Jucá autor dos livros “Pacoti: História & Memória” e "Um Século de Magia", sendo este último uma biografia do baturiteense Luiz Severiano Ribeiro, que se tornou o "Rei do Cinema" do Brasil, o escritor e historiador Gildo Gomes, autor do livro Aratuba Ontem e Hoje, Padre Marcilio Jerônimo autor dos livros “Tempestades e Calmarias”, ‘Entre flores e espinhos’ e ‘Poeta de Deus’, também participará da Feira a cordelista e poetisa Maria Braga, mais conhecida como Beata, Graduada pela Universidades Estadual do Ceará (UECE), Yasmin Rodrigues da cidade de Quixadá, mestranda em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc – UECE), o escritor Reginaldo da Silva Índio da Etnia Kanindé de Aratuba com participação em 5 livros sobre a literatura indígena  dentre outros escritores locais.

Serviços
O quê? III Feira Literária de Aratuba
Quem? Prefeitura Municipal de Aratuba através da Secretaria de Turismo e Cultura
Quando? 16 a 18 de novembro de 2017
Onde? Município de Aratuba
Como? Por meio de atividades culturais
Por quê? Fomentar e garantir o acesso à leitura e ao livro

Com informações da Assessoria de Comunicação de Aratuba
Contato: (85) 996348656