Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Fonoaudióloga Raoni Alves – uma profissional modelo em Aratuba

Natural de Aratuba, Raoni Alves é uma profissional modelo na área da fonoaudiologia.


Atualmente a fonoaudiologia conquista um grande espaço na saúde pública com a integração em equipes do núcleo de apoio à saúde da família (NASF), de acordo com a portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008. O NASF tem como objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações de atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de saúde da família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da atenção básica, neste contexto o município de Aratuba conta a valiosíssima prestação de serviço da FONOAUDIÓLOGA DRA. RAONI ALVES.

Formação de ACS
A aratubense Raoni Alves (fonoaudióloga) está presente em todos os segmentos da saúde, desde a baixa até a média e alta complexidade. O trabalho que ela realiza junto aos pacientes na atenção tem dado a dimensão da sua importância no dia-a-dia das famílias aratubenses.

Reforço na parceria: Família, Escola, Fonoaudiologia e Psicologia
Está importante profissional vem promovendo à saúde e a qualidade de vida como estratégias de prevenção de doenças junto de ações multiprofissionais. Ações como saúde da mulher, da criança, do adulto e do idoso de forma direta e indireta com atendimento aos pacientes e formação junto aos setores que atuam diretamente com pessoas no sentido de orientar corretamente quanto ao desenvolvimento da linguagem, audição e das funções estomatognáticas (sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração), entre outras. Na forma indireta atuando na realização de diagnósticos e tratamento precoce em linguagem, motricidade oral, voz e audição.

Projeto de saúde vocal com professores do ensino fundamental
Segundo Dra. Raoni, é muito interessante nós profissionais de fonoaudiologia busquem um pouco mais de saber e de capacitação na área de saúde pública e conhecimentos sobre o que é o sistema único de saúde. "Minha atuação em Aratuba, tem contribuído significativamente para a qualidade de vida do meu povo”, comentou.

Resumo das ações da Dra. Raoni em Aratuba

Atendimento na escola
  • Interação com pais e pacientes;
  • Terapia Coletiva;
  • Formação de ACS para o que e o que serve a fonoaudiologia;
  • Roda de conversa com grupo de idosos para os cuidados com a saúde auditiva;
  • Pic-nic da fono, troca de experiências entre pais e pacientes, visando saúde coletiva;
  • Semana do bebê e teste da linguinha;
  • Parceria pais, terapeuta e escola... o melhor para a terapia;
  • Terapia fonoaudiologica;
  • Projeto infantil ao combate à dengue;
  • Projeto de saúde vocal com professores do ensino fundamental: Seja amigo da sua voz;
  • Reforço na parceria: Família, Escola, Fonoaudiologia e Psicologia. Saúde e educação não tem fronteiras.