Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Entenda como funciona o alistamento militar

Completar 18 anos gera muita expectativa. Tirar carteira de motorista, entrar nas baladas de adultos, para os meninos, a maioridade também significa alistamento militar.

EQUIPE DA JSM DE ARATUBA JUNTAMENTE COM O TENENTE SALES 
Só de pensar no assunto, muita gente se preocupa. Se você faz parte desse grupo, relaxa. O Portal Aratuba Online pesquisou para responder as principais dúvidas.
Como e quando fazer o alistamento?
O alistamento militar é obrigatório a todos os brasileiros no ano em que completam 18 anos. Se você faz 18 em 2013 tem até o dia 28 de junho para se apresentar em uma Junta de Serviço Militar – órgão de alistamento administrado pela prefeitura – com a carteira de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.
Preciso escolher entre Exército, Marinha e Aeronáutica?
O alistamento no Exército, Marinha e Aeronáutica foram unificados e é responsabilidade da Junta Militar. Se você prefere servir à Marinha, ou Aeronáutica, deve revelar sua escolha durante a Seleção Geral.
Como é feita a seleção?
Após o alistamento, você deve ir na data e local indicado para a Seleção Geral. Nessa etapa, é feita a inspeção de saúde – com cabines individuais. Os selecionados serão encaminhados para etapas específicas de cada tropa, com testes físicos e entrevista.
Tenho bronquite, pé-chato e uso óculos. Vou ser dispensado?
Antes mesmo de se alistar, algumas pessoas ficam pensando em motivos que poderiam levar a sua dispensa. Doenças crônicas, como bronquite e asma, pequenas deformidades, como pé chato, e até o uso de óculos são mencionados. Não é bem assim. Algumas lesões e doenças realmente não são compatíveis com o serviço militar, mas não existe uma lista específica. Cada caso é avaliado durante a inspeção de saúde
Se você estiver temporariamente incapaz, com um osso quebrado, por exemplo, também não significa que estará dispensado. Nesses casos, uma nova inspeção pode ser marcada para depois da recuperação.
Vida no quartel
Quem for aprovado em todas as etapas, é obrigado a prestar o serviço militar e ir à unidade militar indicada. O Serviço Militar tradicional tem duração de 12 meses e atividades como tiro com armas, marchas e treinamento físico. O soldado recebe um salário-mínimo e tem direito à assistência médica, dentária e transporte para a casa.
A jornada de trabalho é geralmente no período das 7h às 17h, mas você participará da escala de serviços de 24 horas. Assim, terá que passar a noite no quartel quando for convocado. As folgas costumam ser nos fins de semana e feriados.
Se você já tem alguma profissão, pode ser direcionado para sua área, como administração, informática ou cozinha. Se você não tem, o quartel pode te dar uma oportunidade. O Projeto Soldado Cidadão tem cursos profissionalizantes em diversas áreas Ao dar baixa, o soldado volta melhor capacitado ao mercado de trabalho.
Estou na faculdade, e agora?
Quem for selecionado e quiser conciliar o serviço militar com trabalho ou estudo tem uma alternativa. Algumas cidades oferecem uma opção com carga horária reduzida: o Tiro de Guerra (TG).
O Tiro de Guerra dura de 6 a 10 meses e também forma reservistas. O selecionado recebe instrução militar e ajuda em campanhas da Defesa Civil do município. Para fazer parte do TG, você deve se apresentar na Comissão de Seleção Geral – o endereço está no carimbo no verso do Certificado de Alistamento Militar – e se inscrever para o processo seletivo.
Se você é estudante de Medicina, Farmácia, Odontologia ou Veterinária, é possível pedir o adiamento de incorporação. Nesse caso, você pode se apresentar depois de terminar o curso e exercer um cargo relativo à sua profissão.
Soldado, descansar
Cerca de 1,8 milhão de pessoas se inscrevem anualmente e 80 mil são incorporadas ao Serviço Militar – 95% destes são voluntários. Assim, é normal que haja dispensa pelo excesso de contingente. Quando dispensado, o inscrito deve voltar à Junta Militar para a cerimônia do Juramento da Bandeira e receber o Certificado de Dispensa da Incorporação.