Páginas

quinta-feira, 11 de maio de 2017

FRANCISCA DE PAULA MELO ASSIS E SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

UMA MULHER QUE ESCREVEU SUA HISTÓRIA PROFISSIONAL COM O PRÓPRIO PUNHO.


Seu nome é Francisca de Paula Melo Assis, nasceu aos vinte e nove dias do mês de dezembro do ano de 1963 em Aratuba. Filha de José Zoza Correia Sobrinho e de Maria Nenzinha Alves dos Santos, a caçula de um total de dezoito filhos do casal. É casada e tem três filhos.

Seus genitores eram pessoas simples e viviam uma vida muito humilde, Seu pai trabalhava de sol a sol para dar o sustento à família e garantir que os filhos tivessem o básico para sobreviver. Já sua mãe era uma dona de casa perfeita, fazia de tudo para que todos  tivessem condições de estudar em tempos tão difíceis.

A vida escolar de Francisca de Paula Melo Assis começou em 1970, na escola José Joacy Pereira, seu primeiro contato com as letras foi aos 7 anos de idade. Porem sempre gostou de estudar, o que contribui para a opção que pela docência no futuro. A escola sempre foi sua segunda casa.

Conhecida popularmente como NOVINHA, concluiu os estudos básicos no ano de 1988, mas já em 1987, começou a lecionar e a secretariar no Centro Educacional Monsenhor José Barbosa – CNEC. Lá permaneceu até o ano de 1996. Foram anos incríveis! Novinha viveu muitas situações que resultaram no acúmulo de conhecimento e experiência que serviram como alicerce para toda vida.

Novinha passou por momentos difíceis também, pois, ser funcionária de uma entidade filantrópica, naquela época predispunha que muitas vezes tivesse de passar por dificuldades financeiras, por atrasos de salários e pela falta de estabilidade econômica da instituição.

De 1989 a 1990 Francisca de Paula Melo Assis, assumiu a Secretária de Educação do Município de Aratuba dando sua parcela de contribuição para o desenvolvimento educacional local. De 1993 a 2000 foi professora de Rede Municipal de Aratuba.

Em 1996 foi criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e com ela, toda uma reforma do ensino básico. Na vida de Novinha também houve mudança nesse período, ela dói aprovada no Concurso Público para Professora do Município de Aratuba em 1997.

No ano de 1999, foi aprovada no Vestibular da Universidade Estadual do Ceará e mais um sonho foi realizado sendo integrante da primeira turma de universitários que cursaram faculdade na cidade de Aratuba.

Em 2001, assumiu a pedagógica da E.M.E.F Professora Maria Júlia Pereira Batista permanecendo até o ano de 2004. Já em 2005 retornou à Secretaria de Educação como Diretora de Ensino, permanecendo na função até o ano de 2012.



Em 2013 retornou à sala de aula vivenciando grandes experiências até o ano de 2016, atualmente esta profissional do magistério voltou a assumir a Direção de Ensino Municipal com a missão de continuar com a reconstrução e aprimoramento da educação de Aratuba.

Em meados de março de 2017, Francisca de Paula Melo Assis foi agradecida com a MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO CONSUELO LIMA, uma indicação do vereador Gledio Marcio Maciel de Oliveira, pelos relevantes serviços prestados a sociedade aratubense.