Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2022

ARATUBA SEDIARÁ OS JOGOS INDÍGENAS DO CEARÁ 2022

ESPORTE ARATUBENSE É FORTALECIDO COM A REALIZAÇÃO DA X EDIÇÃO DOS JOGOS INDÍGENAS DO CEARÁ.   


A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) elege o município de Aratuba para sediar o X Jogos Indígenas do Ceará 2022, o evento tem como objetivo desenvolver as políticas públicas de esporte e lazer alcancem todos os territórios indígenas.

“Aratuba é um município que foi habitado por índios tem toda uma história, a escolha foi justa e será palco de uma grande festa”, disse o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

Os Jogos dos Povos Indígenas busca a integração dos povos indígenas, como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania, da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.

Para o coordenador de Esporte da Sejuv, Roberto César, os jogos indígenas é uma comunhão. “Uma grande emoção aflora, neste momento de retomada. Os Jogos Indígenas são uma forte manifestação da cultura e uma digna reafirmação da identidade dos povos, que entram em comunhão por meio do esporte e da arte”, disse.

O evento está previsto para o final do mês de julho e irá contar com as seguintes modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezado.

O evento om com o apoio do governo municipal.

Com informações da SEJUV