Páginas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Tamanduá é capturado em quintal de casa em Aratuba

Em seguida o Animal foi encaminhado à SEMACE para soltura. 

Um tamanduá foi capturado na manhã desta quinta-feira (01) no Sítio São Mateus de propriedade de dona Carminda Lisboa na localidade de Mundo Novo no município de Aratuba, Maciço de Baturité.

De acordo com relatos do internauta Fábio Colares, o animal estava no quintal de uma residência avô. “Logo pela manhã cedo ouviram os cachorros latindo e brigando com alguma coisa, o meu tio correu para ver o que era e conseguiu tirar os cachorros, depois que tirou identificou que era um Tamanduá”, comentou.

Fábio acionou o serviço de fiscalização da SEMACE que no início da tarde recolheu o animal sem ferimento que após passar por analise da equipe de veterinários da instituição será devolvido ao seu habitar natural.  

Apesar de relacionada aos ambientes florestais, esta espécie ocorre em diferentes vegetações, como campos com capões, restingas e cerrados. De porte médio, apresenta a coloração amarela com duas faixas pretas, formando um colete, fato que o torna conhecido em algumas regiões como “tamanduá-de-colete”. Sua dieta é composta de insetos, principalmente formigas, cupins e abelhas. Com hábitos crepusculares a noturnos, este animal utiliza a cauda e as garras para escalar árvores de grande porte. A fragmentação de seu habitat natural por meio do desmatamento e também a caça são as principais ameaças sofridas pela espécie. 

Redação Aratuba Online
Fotos: Fábio Colares