Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2016

Dicas da Sesporte de onde praticar esporte

Poucos lugares conseguem agrupar tantos aspectos que favorecem a prática esportiva como o Ceará. Nos verdes mares, jovens tentam desde cedo domar as ondas que banham nosso litoral; com os ventos constantes, servimos de cenário para o encontro de gigantes que cruzam nossa costa e desbravam o sertão pelo ar; nas serras, trilhas e escaladas dão o tom; no chão castigado, reunimos todos os anos alguns dos principais campeonatos de rali do País, além de termos o maior campeonato estadual do Brasil; e nas quadras e campos, o Estado é celeiro de astros que encantam o mundo e lotam estádios. Com isso, é fácil dizer que o cearense já nasce com vocação esportiva e, pensando nisto a Secretaria do Esporte (Sesporte) reuniu algumas dicas para quem procura um lugar para suar a camisa em todo o Ceará.

Tão abrangente quanto as possibilidades para a prática esportiva no Estado, é o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), que, com mais de 180 núcleos e subnúcleos, consegue universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. Elaborado pelo Ministério do Esporte e implantado pela Sesporte em 56 municípios, o projeto visa proporcionar a prática de atividades físicas e culturais que envolvam todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimulando a convivência social.

Entre as atividades esportivas desenvolvidas estão, por exemplo, o futsal, basquete, voleibol, futebol, dança, ginástica, cinema e até o surfe, nas águas do Titanzinho, em Fortaleza.

Além do Pelc, a Sesporte também se orgulha de ter uma série de equipamentos preparados para receber tanto o atleta profissional, quanto o aspirante. Atualmente, as Vilas Olímpicas de Messejana, Conjunto Ceará, Genibaú e do Canindezinho estão abertas para a comunidade e já contam com programas esportivos sendo desenvolvidos. Na Arena Castelão, palco da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, clubes duelam no gramado enquanto que, diariamente a população do entorno adotou a esplanada como local para caminhadas e até para aulões de dança, como acontece todas as terças-feiras e quintas-feiras.

Toda essa rede voltada para o incentivo à prática esportiva está ao alcance dos cearenses e é um convite para a vida saudável e para celebrar o Dia do Esportista.

Lista de Federações




ACARAPE:
Pelc: Quadra do Amargoso (Estrada do Amargoso, S/N/ Bairro Amargoso)

AQUIRAZ
Pelc: Avenida Torres de Melo com Rua Francisco Câmara
Pelc: Praça da Igreja do Camará (rua Manuel Feliciano de Lima, S/N / Bairro Camará)

ARACOIABA:
Pelc: Polo de Lazer (Av. Tadeu Amaro Bezerra, S/N / Bairro São José)

ARARIPE
Pelc: Rua Alexandre Arraes, 937
Subnúcleos Pelc: Atelier (Rua Alexandre Arraes) e Sec. De Tecnologia e Informação (Rua Alexandre Arraes, S/N)

ARATUBA
Pelc: Salão Paroquial (Av. Arlindo Medina, S/N / Centro)
Subnúcleos Pelc: Espaço de Convivência do Servidor (Rua Joza Correia, 102 / Centro) e Quadra Poliesportiva Joacy Pereira (Travessa Arlindo Medina, S/N / Centro)

BATURITÉ
Pelc: Praça da Matriz, S/N / Centro
Subnúcleos Pelc: Quadra do Dom Bosco (Av. Dom Bosco, S/N / Centro) e Associação dos Moradores da Vila Nova (Rua Mestre Bernardino de Sena, S/N / Vila Nova)