Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2016

Cartão Nacional de Saúde: conheça a utilidade e saiba como obter

Todo cidadão brasileiro ou estrangeiro que mora no país pode obter o Cartão Nacional de Saúde. O cartão armazena os dados individuais sobre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), como as datas e locais onde este paciente foi atendido, quais serviços foram prestados, por qual profissional e quais procedimentos foram realizados.

O objetivo do cartão é organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários, já que através dele é gerado um número nacional de identificação que facilita o acesso à rede de atendimento. Com isso, o cartão facilita a comunicação entre os diversos serviços de saúde. Por exemplo: uma equipe de saúde pode acompanhar os procedimentos feitos por uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do país.

Além disso, através da utilização dos cartões é possível gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento das políticas públicas de saúde.

O cartão do SUS é muito fácil e rápido de ser solicitado, além de ser gratuito. O cadastro pode ser feito pessoalmente na Secretaria de Saúde do município ou em uma Unidade de Saúde do SUS. E um pré-cadastro pode ser realizado através do site, para que a sua solicitação seja antecipada. Após completar esta etapa, você deve imprimir o protocolo, que valerá por 90 dias, e ir até a unidade de saúde mais próxima para poder receber o seu cartão, sempre portando seu RG e CPF.

*Para a emissão do cartão é preciso apresentar:
*Documento de identidade (RG);
*CPF;
*Certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Em alguns municípios é solicitada a apresentação de comprovação de residência, como a conta de água, luz ou telefone

De qualquer forma, é importante lembrar que ninguém será impedido de receber atendimento por não portar ou ter um cartão do SUS.

Ao possuir o cartão, o usuário também terá acesso ao Portal de Saúde do Cidadão e pode consultar seu histórico de registros das ações e serviços de saúde no SUS. Conferir as informações de suas internações hospitalares, com dados sobre atendimento ambulatorial de média e alta complexidade e aquisição de medicamentos no programa Farmácia Popular. Saber os nomes dos profissionais de saúde que o atenderam, o período, o nome do hospital e os procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados dão ao cidadão a possibilidade de participar da fiscalização e do aprimoramento do SUS.

Antes de fazer a solicitação, consulte se você já não possui o número.

Fonte: Blog da Saúde