Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Biometria deverá ter início na próxima segunda-feira (29) em Aratuba

Jean Martins informou a população através das redes sociais que amanhã (25) começa o treinamento para a biometria no fórum de Aratuba e já na segunda-feira (29) começará o cadastro biométrico.

O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada.

A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

O município que tiver todo o seu eleitorado cadastrado biometricamente estará apto a utilizar urna equipada com identificação biométrica. A liberação é feita na mesa receptora de votos através de equipamento próprio (microterminal) antes de o eleitor entrar na cabine de votação.

O cadastramento biométrico pode ser feito em todo o Estado de São Paulo, porém sem obrigatoriedade. O atendimento em Aratuba vai acontecer no Fórum José Maria de Mello, na saída da cidade, sentido Mulungu.

Segundo informações do Vereador Jean Martins, na próxima segunda-feira (29) deverá ser iniciado o atendimento aos eleitores de Aratuba.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ATENDIMENTO

RG original, Carteira de Trabalho e Previdência Social, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc), certidão de nascimento ou casamento e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sendo esta aceita apenas para as operações de transferência, revisão e segunda via.

IMPORTANTE

Não será aceita a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para emissão do primeiro título por não conter nacionalidade/naturalidade; o passaporte, para quaisquer operações eleitorais, somente será aceito se for o modelo que contenha também a filiação; o documento apresentado deve conter nome atual e sem abreviaturas (inclusive de filiação), caso contrário, deverá ser apresentado documento complementar que contenha nomes completos; comprovante de endereço, em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone etc., desde que contenha nome e endereço e seja recente); comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos), para o primeiro título.

O cadastramento biométrico é feito com utilização do chamado "Kit Bio", composto de dispositivo de captura de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento). 

MAIS INFORMAÇÕES

Central de Atendimento ao Eleitor: 148*