Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Servidores Grevistas realizam mais uma manifestação pelas ruas de Aratuba

Zeladores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, vigias, agente administrativo e secretária escolar saem as ruas para protestar por dois meses de salário em atraso.

Os trabalhadores lotados na secretaria da educação da prefeitura municipal de Aratuba que recebem pelo FUNDEB 40% (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica) grevistas saíram mais uma vez em protesto nas ruas da cidade nesta segunda-feira (11/01) em direção ao paço municipal. São servidores lotados em todas as escolas do município e na própria secretaria da educação, entre eles estão: zeladores, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, vigias, agente administrativo e secretária escolar. Os servidores marcharam cobrando o pagamento dos dois meses de atraso salarial da categoria que correspondem a novembro e dezembro do ano anterior. O Sindicato dos Servidores Públicos de Aratuba – Sindiara afirma não atender o motivo dos atrasos, uma vez que os recursos do FUNDEB do município comparado ao ano anterior foi cerca de 7% maior, somente nos meses de novembro e dezembro de 2015 foi recebido o montante de R$ 1.457.324,10, sendo relativo aos (40%) R$: 582.929,64, onde segundo informações da própria prefeitura a folha mensal de pessoal que recebem dessa fonte girava em torno de 220.000 mil reais, ou seja, os valores foram suficientes a grande questão é que o servidor público não foi prioridade. 
A caminhada foi seguida de falas e palavras de ordem. No centro da cidade os servidores fizeram uma parada e discursos chamando a atenção da população que olhava atentamente. Para muitos servidores a situação é humilhante e de desprezo por parte da administração municipal de Aratuba. Segundo a servidora Simone Martins, auxiliar de serviços gerais, “essa é uma situação humilhante que estamos passando, não estamos atrás de favor de prefeito não, estamos atrás de um direito nosso porque nós trabalhamos e merecemos receber nosso salário, passamos o natal e o ano novo com o bolso liso, sem dinheiro, e fizemos a greve para lutar pelos nossos direitos e agradecemos o Sindicato pelo apoio”, declarou a servidora para entrevista no programa de rádio local.
Ao chegarem a prefeitura, os grevistas tomaram o paço municipal. O prefeito Ivan Neto (PDT) não se encontrava na sede do governo, segundo SEUS assessores, o mesmo encontrava-se com compromissos em Fortaleza no governo do estado. A chefe de gabinete conseguiu falar com o chefe do poder executivo que marcou uma reunião com o sindicato e o comando de greve para a terça-feira, dia 14/01, no gabinete. O presidente do Sindiara, Joerly Vítor, avalia como positiva a manifestação e que já se conseguiu a abertura do diálogo e que os movimentos irão continuar. Já se planeja um panelaço em frente a sede da prefeitura entre outros movimentos com o intuito de chamar a atenção para a solução do problema. “A situação desses servidores é preocupante, uma vez que falta de salário fere as primícias da vida humana, gera um transtorno social, econômico e psicológico para o trabalhador, suas contas se acumulam e em alguns casos pode ficar impagáveis. Sem contar no declínio da economia local, nosso comércio estar parado, o dinheiro não circula e acaba afetando a todos. Se o governo municipal afirma nas redes sociais que uma obra que se faz no município é com recursos próprios, porque não usar esse dinheiro para pagar esses servidores? Esperamos o mais rápido possível solucionarmos esse problema, estamos a disposição da gestão”, declarou o presidente.
Servidores da saúde dos níveis médio da saúde se encontram com o salário de dezembro ainda em atraso, outros como médicos, enfermeiras e dentistas dos PSF (Programa Saúde da Família) estão também com os salários de novembro e dezembro em atraso, mas não estão de greve.

FONTE:SINDIARA