Páginas

domingo, 15 de novembro de 2015

Francilena Miguel na 128ª Edição do Destaque de Domingo

Francilena Miguel conseguiu tornar a Nucleada do Tope em uma Escola referência e modelo de ensino-aprendizagem.  


A aratubense Francilena Miguel é Pedagoga pela UFC, Suplente de Vereador e Ex-Diretora da Rede Municipal de Ensino da Educação de Aratuba.

Como Ex-Diretora da Nucleada José Mendes da Cruz, na localidade do Tope e atualmente exercendo sua nobre missão de educadora, Francilena tem contribuído significativamente para o desenvolvimento educacional de Aratuba.

Com profundo saber pedagógico, Francilena é uma fiel incentivadora da eterna busca pelo conhecimento. Modelo de funcionária pública, amada e querida por todos no município de Aratuba, enquanto diretora foi uma forte incentivadora das manifestações populares, promovendo a inclusão cultural no cotidiano da comunidade escolar.  

Nosso destaque foi uma das primeiras diretoras de educação a trabalhar veementemente a pedagógica da autonomia de Paulo Freire, fazendo com que as fronteiras existentes entre o universo escolar e a comunidade local fossem rompidas, o que colocou a Nucleada do Tope como destaque e referência no ensino aprendizagem.

Para é assumir o compromisso com a educação como processo de mudança contínua fruto da ação conjunta da dinâmica de aprendizagem significativa, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo e a formação de valores para novas exigências da cidadania.