Páginas

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Professores protestam por reajuste salarial nas ruas de Aratuba

Manifestantes partiram do SINDIARA em direção ao Paço Municipal.

Um grupo de professores municipais realizou, na manhã desta quinta-feira (25), protesto por reajuste salarial em Aratuba no Maciço de Baturité (CE). Os manifestantes se concentraram na sede do SINDIARA e caminharam pelas ruas do Centro até a o paço municipal. A manifestação ocorre um dia depois da última sessão ordinária da Câmara de Vereadores.


Dezenas de pessoas participaram do ato, que começou ás 10:00hs. Os manifestantes conduziam cartazes e faixas reivindicando o reajuste salarial no montante de 10% do salário base da categoria, eles ocuparam o espaço da rua principal em frente à Prefeitura. No paço municipal, representantes de pais e alunos se juntaram ao protesto.


Não houve congestionamento no trânsito do Centro durante a passeata. Por volta das 11:00hs a comissão de negociação foi recebida no gabinete do prefeito pelo Secretário de Educação, Francisco Barroso, e pela Chefe do Gabinete, Isabel Fernandes (EX-PRESIDENTE DO SINDIARA).

A PREFEITURA RESPONDE

Já no gabinete do Prefeito. Segundo informações da Chefe de Gabinete, Isabel Fernandes e do Secretário de Educação, Francisco Barroso, a proposta do reajuste de 10% que deveria ser votada na última sessão da Câmara Municipal na última terça-feira, não foi enviada por conta de uma liminar onde servidores que trabalham 20 horas semanais, passem a trabalhar 40 horas e que ganhem um salário mínimo. Por conta dessa determinação judicial, a prefeitura não teve como fazer o reajuste aos professores da rede municipal de ensino para não ultrapassar os 54% do limite de gastos com a folha de pessoal.

Isabel Fernandes afirmou que a contabilidade da prefeitura irá realizar um novo estudo para discutir junto com a categoria a porcentagem do reajuste. Segundo a assessoria de comunicação, o Prefeito Ivan Neto, por telefone, enfatizou que a prefeitura não tem como no momento fazer o reajuste por obedecer o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Temos que cumprir nossas obrigações. Temos que ter bom senso e fazer este estudo”. Ressaltou o prefeito.

O SINDIARA


Depois que a comissão de negociação foi recebida por representantes da gestão, voltaram para a sede do SINDIARA e em assembleia deliberaram que amanhã (26/06) os professores voltarão a escola normalmente e vão aguardar o posicionamento da gestão. Dia 31 de julho está marcado nova assembleia geral para se não for dado o aumento mínimo de 10% decidirem sobre a greve.