Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A importância da contação de história

Milena Lôbo é referência na área da contação de histórias no Maciço de Baturité.

A contação de histórias  é vista como uma ação muito particular entre pais e filhos, mas, hoje em dia, a correria impede que esses encontros aconteçam com frequência. Além de ser um meio de aproximação entre a família, há quem se torne contador de histórias para inspirar crianças dentro de escolas e de hospitais. Durante séculos, a narrativa dos livros mudava a rotina de comunidades e, atualmente, é uma forma de trazer bem-estar não só ao público infantil, como também para adultos e idosos, em qualquer ambiente.

Esse processo de contação de histórias pode ser uma maneira de enriquecer a educação infantil, pois é um meio que contribui para desenvolver melhor a oralidade e a escrita. Além disso, escutar o que lhe é contado faz com que a criança trabalhe a imaginação e a criatividade. Por ser um processo de inclusão, especialmente em sala de aula, o professor pode usar dessa artimanha para captar a atenção dos alunos. Isso enriquece o repertório cultural e o vocabulário deles. Não é à toa que uma pessoa que lê tem mais facilidade em montar frases.

Todos esses benefícios acontecem muito além do contato com o livro, pois a imaginação é a parte essencial da contação de histórias. Pedir para desenhar uma cena inspirada em um trecho de determinada obra, conversar sobre valores e discutir a trama em sala de aula influência no gosto pela leitura e torna a criança em uma futura formadora de opinião. Sem contar que um leitor tem maiores tendências a ser um melhor escritor.

Claro que para ser um contador não basta apenas um livro, reunir o público e ler. O segredo está no recurso dramático, aquele que gera o interesse pela história. É preciso ter artimanhas lúdicas, explorar diferentes entonações de narrativas, entre outros fatores.

A aratubense e Educadora Milena Lôbo, hoje é uma das maiores referências  na área da contação de histórias para o publico infantil no Maciço de Baturité, fruto de uma vida dedicada a busca do conhecimento, amor pelo que faz e acima de tudo respeito e dedicação aos seus alunos e formandos. Atualmente a educadora assume a função de Diretora de Educação Infantil no município de Aratuba.