Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Hoje é aniversário da Agente de Saúde Leidiane Araújo

Leidiane Araújo é uma profissional reconhecida pelo excelente papel que desenvolve em Aratuba como Agente Comunitário de Saúde.


Leidiane Araújo
No dia do aniversário da competente ACS Leidiane Araújo vamos recordar um pouco sobre esta profissão essencial para o desenvolvimento do serviço de saúde de um município.  

De acordo com o Ministério da Saúde, o exercício da atividade profissional de Agente Comunitário de Saúde deve observar a Lei nº 10.507/2002, que cria a profissão de Agente Comunitário de Saúde, o Decreto nº 3.189/1999, que fixa as diretrizes para o exercício da atividade de Agente Comunitário de Saúde, e a Portaria nº 1.886/1997 (do Ministro de Estado da Saúde), que aprova as normas e diretrizes do Programa de Agente Comunitário e da Estratégia de Saúde da Família. Os principais requisitos necessários para que a pessoa seja um ACS são: estar morando na comunidade onde irá atuar e ter, no mínimo, o ensino fundamental completo; a seleção dos ACS deve ser feita por meio da Coordenadoria Estadual dos programas da ESF e do PACS e das Secretarias de Saúde dos municípios, e realizada através do processo seletivo constando prova escrita e entrevista.

O ACS tem um papel específico no local em que atua, pois conhece os valores, a linguagem e os costumes da comunidade, diferenciando-se dos demais membros da equipe de saúde da família.  O ACS é um elo entre a comunidade e a unidade de saúde, atuando junto a uma equipe multiprofissional, que é composta, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e o ACS.

Os ACS desempenham vários trabalhos em sua comunidade, como: realizam mapeamento de sua área, por meio da visita domiciliar; acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade; cadastram as famílias e atualizam permanentemente esse cadastro; desenvolvem ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças; identificam indivíduos e famílias expostas a situações de risco, bem como áreas de risco; orientam as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando, agendando consultas, exames ou atendimento odontológico, estão sempre bem informados e relatam aos demais membros da equipe a situação das famílias acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco, entre outras. 

Acredita-se que por serem (os agentes) pessoas do povo, não só se assemelham nas características e anseios deste povo, como também preenchem lacunas, justamente por conhecerem as necessidades desta população.

Os agentes são a mola propulsora para a consolidação do Sistema Único de Saúde, a organização das comunidades e a prática regionalizada e hierarquizada de assistência, na estruturação do próprio PSF.

Ser agente de saúde é ser povo, é ser comunidade, é viver dia a dia a vida daquela comunidade. É ser o elo de ligação entre as necessidades de saúde da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida. É ser a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde. O agente comunitário é o mensageiro de saúde de sua comunidade, ele tem conhecimento de que a saúde é o resultado das condições de vida, do acesso ao trabalho, à moradia e à alimentação.