Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Câmara aprova a criação do Conselho Municipal da Juventude

JUVENTUDE DE ARATUBA CONQUISTA ESPAÇO DEMOCRÁTICO DE DEBATE E FOMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.

A Câmara de Aratuba aprovou na noite da última terça-feira (20), o Projeto de Lei de nº 014/2014 de autoria do Poder Executivo que institui o Conselho Municipal da Juventude em Aratuba.

O Projeto de Lei, é fruto do requerimento do Vereador Ivanir do Senhor (PROS), foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes (9 votos) e tem a finalidade de formular e propor diretrizes voltadas à promoção de políticas públicas para a Juventude.

Segundo o Vereador, o objetivo do Conselho Municipal da Juventude é fomentar o desenvolvimento integral dos jovens, afim de prepará-los para assumir plenamente suas responsabilidades, para se incorporarem ao mercado de trabalho e aos processos sociais como fator de mudanças dentro dos princípios de Justiça e Liberdade.


"O Conselho Municipal da Juventude terá uma função muito importante na elaboração de políticas públicas que tragam oportunidades para a juventude da nossa cidade. Será a voz e a oportunidade do jovem aratubense, que já está tendo todo apoio do Prefeito Ivan Neto ",disse o Vereador Ivanir à reportagem do Portal Aratuba Online.

Entre as atribuições do Conselho Municipal de Juventude consta que os representantes deverão participar da elaboração e da execução de políticas públicas de Juventude. Também poderão propor a criação de canais de participação da juventude na sociedade e promover seminários, cursos, congressos e eventos correlatos. 

Ainda é da responsabilidade do Conselho convocar e organizar a Conferência Municipal de Juventude e elaborar Plano Municipal de Políticas Públicas de Juventude, em conjunto com a Administração Municipal.

O autógrafo da lei aprovada será encaminhado pela Mesa da Câmara ao Chefe do Executivo para sanção e promulgação. Com a publicação da lei o Conselho deverá ser posteriormente composto com as indicações dos segmentos e empossado. 

Dezenas de Jovens do Distrito de Pai João, Fernandes e Sede participaram da Sessão Ordenaria por ocasião da aprovação do Projeto de Lei. Os representantes da juventude Jailson (Pai João) e Antônia (Fernandes) fizeram uso da tribuna e destacaram a importância da criação do conselho da juventude. Entre os jovens o Projeto de Lei foi batizado carinhosamente de LEI IVANIR