Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

DE ARATUBA PARA A EUROPA

Quando um jovem termina o ensino médio na escola, ele planeja o vestibular e escolhe a profissão a seguir. Foi assim com o aratubense Júlio Neto Souto Batista, um estudante determinado, um filho ilustre de sua cidade natal e acima de tudo um cidadão admirado por aqueles que o conhece.

Atualmente Júlio Neto estuda odontologia na Europa, sendo à distância da família e dos amigos a maior barreira superada. Nossa redação entrou em contato com o jovem acadêmico para saber como esta sendo sua experiência de estudar no exterior.

PALAVRAS DE JÚLIO NETO

Sou acadêmico de Odontologia da Universidade Federal do Piauí, UFPI, desde 2011. Em 2013 surgiu-me a oportunidade de participar da seleção para Bolsistas de Graduação Sanduiche no exterior por intermédio do programa Ciências sem Fronteiras do governo federal. Na mesma obtive êxito e consegui uma tão almejada oportunidade de vir ao exterior, a Itália, estudar a odontologia em uma nova perspectiva.

Aqui vivo em Roma, estudo "Odontoiatria e protese dentaria" na "Università degli studi di Roma Tor Vergata". Minha bolsa tem uma duração de 1 ano e terminará em agosto, quando retorno ao Brasil, a UFPI, para concluir a minha graduação, já que este é o propósito do programa: uma parte da graduação no exterior e outra no País de origem do participante, daí o termo "graduação sanduíche". Aqui, além das obrigações acadêmicas,  vou, sempre que possível, a Congressos. Esses, por sua vez, sempre trazem novidades para a nossa área, novidades essas que espero poder levar como bagagem de aprendizado para o meu país, meu estado e minha cidade. Além do conhecimento acadêmico, um programa desse nível nos faz crescer como pessoa, como um cidadão não mais nacional, mas mundial, nos enche de uma carga cultural inestimável, como por exemplo aprender um novo idioma, e nos põe a par do mundo, digamos, como uma visão mais aguçada. Agradeço a DEUS pelas oportunidades que sempre me circundam e a minha família pelo total apoio!

Sou de Aratuba, minha cidade de origem, meu lugar, minha terra, meu sangue. Sempre a levo comigo, independente de onde esteja. Queria aproveitar a oportunidade e deixar aqui as minhas lembranças a todos os amigos e familiares desse lugarzinho que não é o céu, mas é bem próximo a ele! Em breve, se DEUS quiser, estarei de volta matando toda essa saudade!