Um artigo de Fábio Colares.
Existem
muitas situações onde por algum motivo pessoas perdem seus documentos ou
pessoas de má índole se aproveitam da facilidade encontrada para se dar bem. Estelionato é uma palavra oriunda do termo em latim stellionatu, que significa uma prática
criminosa, que
ocorre quando alguém vende, hipoteca ou cede alguma coisa para mais de uma
pessoa, enganando as duas. Um estelionatário obtém vantagens para ele próprio através da
utilização de uma fraude.
O estelionato é exposto no Código Penal
Brasileiro (Título II, Capítulo VI, Artigo 171) como crime econômico, que
é descrito como o ato de "obter, para
si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo
alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento." A pena para a prática de estelionato
pode ir de 1 a 5 anos, e multa.
Para que se verifique o
estelionato, devem ser cumpridas quatro premissas:
1ª - O praticante deve obter
uma vantagem;
2ª - Prejudicar outra pessoa;
3ª - Sendo que para isso
utiliza um esquema;
4ª - Que instiga alguém a
errar.
Caso venha a ocorrer aqui
vai o passo a passo:
Quando sentir falta do(s) documento(s).
1º passo – Fazer o B.O (Boletim de Ocorrência)
Obs.: Caso seja feita alguma
compra, empréstimo ou retira de valores indevidos em conta bancária, sendo
constatado que foi o Estelionatário, o B.O deve ser feito na (DDF) Delegacia de Defraudações e
Falsificações, End.: Rua do Rosário, 199, 1º andar – Praça da
Polícia Civil – Centro - Fortaleza-Ce
Fone: (0xx85) 3101.7338/ 3101.7336 / Fax: (0xx85) 3101.2505.
Fone: (0xx85) 3101.7338/ 3101.7336 / Fax: (0xx85) 3101.2505.
2º passo – se acontecer algum caso desses da
observação a vítima deve após a DDF
dirigir-se ao prédio da CDL (Câmara de
Dirigentes Lojistas de Fortaleza) Rua 25 de Março, nº 882 – Centro –
Fortaleza-CE. Fone: (85) 3464-5506, onde lá existe um posto do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), e
também no SERASA Rua Pedro Borges,
20 - 11º andar - salas 1.101 a 1.104 Centro – Fortaleza CE, Atendimento ao
Consumidor de segunda a sexta, das 9h30 às 16h, levando cópia do B.O, para que no caso de compras
indevidas seja feito um alerta informando o extravio do documento.
3º passo – se forem feitas compras indevidas ou
pedidos de cartões com compras, se dirigir até a loja, fazer a contestação das
compras e cancelar o cartão também levando o B.O.
4º passo – no caso de ter contas bancárias, se
forem feitas retiradas indevidas, se dirigir até a agência para ser feita a
contestação também com o B.O, sem esquecer-se de pedir
para ser vista as filmagens do circuito interno de segurança.
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