Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

IX Missa dos Vaqueiros de Aratuba

O evento já faz parte do calendário cultural da cidade. 

De modo sertanejo, vestido com gibões e chapéus de couro, os vaqueiros participaram da IX Missa dos Vaqueiros de Aratuba dedicada a este símbolo dos sertões, que ainda mantém viva a tradição de nossa cultura popular. A celebração aconteceu às 16:00hs, da tarde deste sábado (28), em frente na Praça Adolfo Lima bem próximo a Matriz de São Francisco. 


Toda a liturgia foi baseada na vida dos vaqueiros e sertanejos, que em grande parte assistem à celebração montados em seus cavalos. Um fato que chamou à atenção é ver que os vaqueiros se unem na missa, levando suas crianças, numa garantia de que a tradição vai continuar por muitos anos.

Pela manhã os vaqueiros  dos mais diversos cantos de Aratuba e municípios vizinhos da Serra e Sertão Central se encontraram na localidade de Tope distante da sede de Aratuba cerca de 07 km onde foi servido um almoço. As 14:00hs, saíram em cavalgada até a praça Adolfo Lima onde o celebrante da Santa Missa o Padre Tula já se encontrava a espera dos vaqueiros.

A Missa do Vaqueiro teve sua primeira edição em dezembro de 2004 com um pouco mais de 100 vaqueiros. Hoje, a adesão em cada edição aumenta e aos poucos se torna tradição em Aratuba.

Clique aqui para ver a galeria de imagens.
Fonte: paroquiadearatuba.com.br / Foto: Gerson Castelo
_____________________________________________________
PUBLICIDADE DO SITE