Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

Município de Aratuba em situação de emergência

Reconhecimento foi publicado na última terça-feira no Diário Oficial da União. A Presidente Dilma anuncia suspensão das execuções de dívidas.

A União reconheceu na últma terça-feira (4), por meio de publicação no Diário Oficial, a situação de emergência em 175 dos 184 municípios cearenses. Com a publicação, os municípios atingidos pela estigem podem solicitar ao Governo Federal recursos financeiros para enfrentar os prejuízos decorrentes da falta de chuvas na região. 

A região do semiárido - que atinge os estados da Bahia Sergipe, Alagoas, Pernambuco, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, do Ceará, Piauí e também do norte de Minas Gerais - enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, de acordo com especialistas.

As cidades de Aratuba, Acarape, Aracoiaba, Barreira, Baturité, Capistrano, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti e Palmácia, estão entre os 175 municípios contemplados pela Portaria 068, de 03 de junho de 2013.

Nesta terça-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciou que produtores rurais do semiárido nordestino prejudicados pela seca terão a execução de dívidas suspensas até dezembro de 2014. A medida  faz parte do Plano Safra exclusivo para o semiárido que será lançado, segundo Dilma, na próxima semana. O semiárido abrange 1.135 em uma área superior a 900 mil quilômetros quadrados. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, abriga mais de 23 milhões de pessoas, muitas delas em situação de extrema pobreza.

"Nós vamos autorizar a suspensão das execuções das dívidas contratadas junto ao BNB [Banco do Nordeste do Brasil] e aos demais bancos, suspensão dos seus prazos processuais e do seu prazo de prescrição. Essa suspensão vai até dezembro de 2014", afirmou Dilma, durante cerimônia de lançamento do Plano Agrícola e Pecuário para a safra 2013/14, em Brasília.

A presidente adiantou ainda outras três medidas que vão permitir a renegociação de dívidas dos produtores do semiárido. "A segunda medida é que nós vamos conceder um desconto de até 85% para liquidação de operações de crédito rural contratadas até 2006 com valor original de até R$ 35 mil por mutuário. Na terceira, haverá uma linha para composição de dívidas contratadas até 2006 cujo valor original era de até R$ 200 mil reais em até 10 anos [...] Na quarta medida vamos também renegociar as operações contratadas a partir de 2007 e que estavam inadimplentes em dezembro de 2011 em até 10 anos, com 3 anos de carência." 

Para visualizar a Portaria 068 clique aqui.
Com informações do G1 Ceará.