Páginas

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Câmara realiza Sessão Solene com várias homenagens

A Sessão foi marcada por muita emoção.

A Câmara Munciapal de Aratuba, no Maciço de Baturité, realizou na noite da última terça-feira (30), a Sessão Solene de entrega de menção honrosa, título de cidadania honorária, homenagem aos povos indígenas e inauguração de uma praça digital. Pessoas que prestaram relevantes serviços à população foram homenageadas.

O evento ocorreu no Plenário Pedro Barbosa Cordeiro e contou com a presença de dezenas de pessoas, entre os convidados estava o ex-prefeito de Aratuba Dr. Dílson Araújo Freire, a Secretária de Cultura Rayllane Ângelo, a Secretária de Educação Isabel Fernandes da Silva e a Secretaria de Saúde Dra. Medice Moreno. O título de cidadania aratubense e a menção honrosa são comendas concebidas após a aprovação de projetos de decreto, aprovados em plenário e devidamente publicados.

A presidente da Câmara de Aratuba  Julina Gudes, enfatizou que a sessão solene é uma forma valorosa de homenagear publicamente aqueles que contribuíram com o desenvolvimento do município. “Agora, podemos chamar de conterrâneo o nosso querido Mestre Aristides que ama Aratuba e já contribuiu muito para uma cidade melhor e ao mesmo tempo reconhecemos de público o legado que gradativamente vai sendo construído por Gildo Gomes. Não esquecendo o momento histórico dentro do legislativo, hoje conquistado pelos Kanindés de Aratuba”, frisou.

HOMENAGEM AOS ÍNDIOS KANINDES
Pela primeira vez na história de Aratuba, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem aos povos indígenas das aldeias Fernandes e Balança, a sessão foi fruto de um requerimento do vereador Ivanir Bernardo, representante do povo indígena no parlamento.

Antecedendo o ato oficial aconteceu durante o dia uma exposição cuja composição foi com fotografias do cotidiano, artesanato e relíquias dos Índios Kanindés de Aratuba. Os 30 minutos que antecederam a sessão foram marcados pela apresentação do Torém, já no Plenário, a índia Ivanes se pronunciou em nome da comunidade indígena e discorreu sobre as lutas e conquistas de seu povo. “Agradecemos esse momento a todos que se esforçaram ao máximo pra que esse momento acontecesse, estamos juntos nesta batalha, pois percebemos que aqui tem pessoas capazes de interagir nesse movimento que relevantemente tem assumido um papel muito importante neste cenário aratubense, em especial a um grande lutador, pessoa que nós povos indígena kanindé sempre tinha um sonho de eleger nesse espaço legislativo. Eleger um índio sempre foi nosso grande desafio e parece que chegou nossa vez, elegemos Ivanir do Senhor”, disse Ivanes.


Finalizando a participação indígena cada vereador recebeu um colar de presente, a presidente Julina Guedes e o vereador Ivanir receberam um cocar.

TÍTULO DE CIDADANIA
Aratuba agora tem mais um ilustre filho, Mestre Aristides é pessoa que prestou durante anos relevantes trabalhos arquitetônicos na construção de vários prédios no município de Aratuba dentre eles antigo Prédio da Coletoria, Mercado da Carne e Antigo Mercado Central.

O vereador Jean Martins foi o autor do requerimento que deu origem ao título de cidadania ao Mestre Aristides. Em toda história do legislativo aratubense esse foi um dos mais justos títulos concedidos a um cidadão.

Mestre Aristides faz parte da história do povo de Aratuba e cravos suas digitais e deu um toque especial na arquitetura dos principais prédios da cidade.

MENÇÃO HONROSA
Francisco Gildo Alves Gomes, nasceu em Aratuba no dia 07 de abril de 1976. Filho de Gilvan Martins Gomes e Maria de Fátima Alves Gomes. Casado com Maria Neuridete Alves Pinheiro Gomes. Pai de Caio Gabriel e João Wesley. 

É protestante há 23 anos. Foi aluno da antiga CNEC e da Escola Joacy Pereira. Entrou no magistério em 1995 lecionando no extinto Instituto Pedagógico Professora Maria Júlia, uma escola particular administrada pelas professoras Léa Bernardino e Isaura Batista. Foi Assessor de Comunicação nas duas primeiras gestões do prefeito Júlio César (1997-2004) e no início da gestão de Wolner Santos (2005-2006). É responsável pela coluna do Raio X no Aratuba Online desde início de 2012. Gildo tem planos para escrever a história do legislativo aratubense.



A história de Aratuba atualmente se divide em dois momentos, o primeiro momento, antes dos registros do historiador Gildo Gomes e o segundo momento depois destes registros. E por este grande feito, o vereador Hellanyo Lemos através do Decreto Legislativo 003/2013 concedeu a este grande homem Menção Honrosa.
Fotos: Lerilene e Raína