Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Terapia Comunitárias nas Serras de Aratuba e Pacatuba

TCI vem ao longo dos últimos anos adquirindo status de política pública em âmbito municipal, estadual e federal.


A TC é uma metodologia que proporciona o encontro entre as pessoas para que conheçam melhor a si e à comunidade em que vivem, e juntos busquem alternativas para lidar com os problemas do cotidiano.

A TC foi criada e aprimorada pelo Prof. Dr. Adalberto Barreto da Universidade Federal do Ceará a partir de sua experiência com os moradores da favela do Pirambu em Fortaleza-Ceará. De início enfrentou o desafio de favorecer a saúde comunitária e a inserção social lidando com a complexidade vivenciada pelas pessoas com baixa renda. O principal desafio foi unir o saber acadêmico e o saber popular numa perspectiva de complementaridade, num “choque criativo”, como ele mesmo nomeia, de modo a ampliar as possibilidades de resolução dos problemas vividos no cotidiano (Barreto, 2008).

A utilização e o aprimoramento desta metodologia ao longo dos anos têm demonstrado, por meio de pesquisas, resultados muito relevantes na atuação junto às comunidades, em especial com maiores vulnerabilidades sociais. Tais resultados possibilitaram que a TC adquirisse status de política pública em âmbito municipal, estadual e federal (Camarotti e Gomes, 2008).

o ENCONTRO DE TERAPEUTAS COMUNITÁRIOS DAS SERRAS DE ARATUBA E PACATUBA

O encontro aconteceu em Aratuba no período de 14 á 16 de setembro/12 no Colégio Júlia Maria. A programação do evento contou com conferência, partilha de experiências, cirandas, workshops, passeata, terapia comunitária na rádio, visita a oca da terapia comunitária, vivências terapêuticas, apreciação do evento e planejamento para 2013. Momentos de fortalecimento e ampliação dos conhecimentos e dos vínculos. 
_____________________________
PUBLICIDADE