Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROJETO PATRIMÔNIO PARA TODOS CHEGA EM ARATUBA

Jovens de ARATUBA estudam o patrimônio cultural das comunidades Quilombolas.
Entre os dias 16 e 21 deste mês (de segunda-feira a sábado desta semana), jovens e adolescentes de Aratuba vão pesquisar o povo da etnia Kanindé que vive no Sítio Fernandes (324 - IBGE/2010). Na mesma semana, as atividades serão desenvolvidas com alunos do município de Iracema, onde os quilombolas do distrito de Bastiões (264 pessoas – IBGE/2010) serão estudados pelos alunos. Eles participam do projeto Patrimônio para Todos, onde aprendem a reconhecer os patrimônios culturais da cidade onde vivem. Os próprios estudantes registram suas descobertas e o relato de suas experiências é publicado nas redes sociais do projeto, como o blog www.patrimonioparatodos.wordpress.com.
Iniciado em junho e estendendo-se até o mês de agosto, o projeto envolve 520 estudantes de sete cidades do interior do estado e seis bairros de Fortaleza, com foco nas comunidades indígenas e quilombolas, com uma semana de atividades em cada local. Quem realiza é a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, vinculada ao Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), que criou o projeto em 2009.
As primeiras cidades que receberam o projeto este ano foram Poranga, Monsenhor Tabosa (Sertão de Crateús), Itarema (Litoral Extremo Oeste do Estado), Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza) e Tururu (Vale do Curu). 
Depois de Aratuba e Iracema, o projeto segue para Fortaleza no mês de agosto, mobilizando alunos já inscritos de seis bairros da capital: Jardim Iracema, Pici, Sabiaguaba, Joaquim Távora, Piedade e Montese.
As cidades foram escolhidas para contemplar a diversidade de regiões e levando em consideração a população das comunidades indígenas e quilombolas existentes nas mesmas. Em Fortaleza, os bairros foram escolhidos considerando as fortes relações das culturas afrodescendentes e/ou indígenas em suas formações.
Com informações da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho
Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga – Fortaleza. Tel: (85)3238.1244.