Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

RAIO X: “FOGO... CORRE... A LOJA DE SEU NEMÉSIO TÁ PEGANDO FOGO” - PARTE IV

AS LIÇÕES DE VIDA
Pela manhã bem cedo lá estava uma imagem triste e que causou lágrimas nos familiares e amigos. A loja estava totalmente destruída e com ela o suor, o trabalho, o esforço e o empreendimento de uma vida inteira. Mas havia algo que o incêndio não conseguiu destruir – a Esperança. E o brilho dela não custou aparecer. Quando olhava para a destruição com lágrimas nos olhos, a senhora Auxiliadora Batista (Tirica), filha do casal Nemésio e Consuelo, percebeu numa pratileira um folheto intacto com uma mensagem cujo título dizia: CALMA, ESPERE EM DEUS. Tirica ainda hoje se emociona e expressa: “Esta mensagem foi o bálsamo para todos nós, minha mãe, meu pai, Socorro e todos os irmãos. Ficamos muito emocionados com o recado de Deus para toda a nossa família.” Talvez Tirica não saiba, o folheto da Sociedade Bíblica do Brasil ou como ela mesma disse “daqueles que os evangélicos distribuem”, foi entregue antes do incêndio por Maria José Mendes Saraiva(irmã Mazer), da Baixa Grande que era dirigente do Círculo de Oração da Assembléia de Deus. Todas às quintas-feiras ela vinha orar no templo e sendo amiga de Socorro Lima um dia entregou-lhe o folheto. O folheto tinha uma mensagem do Salmo 40 que começa dizendo: “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” E o último versículo diz: “Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus.” A mãe de Tirica disse que o Deus que permitiu providenciaria a solução. E de fato as providências apareceram: houve doações de birôs, estantes e mercadorias. Um caderno de ouro passou entre os amigos e comerciantes para ajudar. 
José Nunes da Silva (Zé Caipora) lembra de ter assinado o livro de ouro no valor de cinco cruzados, pois o Brasil mudara recentemente sua moeda do cruzeiro para o cruzado. Muitos devedores procuraram Seu Nemésio e Socorro num ato de honestidade para quitar suas dívidas, mesmo sem terem mais anotações que provassem seus débitos.Outros realizavam compras mesmo sem precisarem como é o caso de Dona Albertina que comprou um cobertor na abertura da nova loja.Após a grande tragédia a loja voltou ao seu funcionamento normal e o que causou tanto dor, trouxe também crescimento para o povo e mais ainda para a família. Segundo Luiz Lima, o acontecimento aumentou a união e o otimismo familiar. E isso é confirmado pelo seu irmão Antônio Gomes Lima que completará no dia 21 de fevereiro, 59 anos, mesma data do aniversário de seu pai. 
E apesar do bonito nome francês Casa Verdun, para os aratubenses será sempre a Loja de Seu Nemésio. Tragédias vão e vem e o Deus que tira o bem até dos piores males continua o mesmo. Dona Consuelo expressou uma verdade bíblica profunda, às vezes incompreensível, mas muito real: “Deus permitiu. Ele sabe o que faz.” Geralmente dizemos que faríamos as coisas diferentes se tivéssemos o poder de Deus, mas tal expressão mostra o tamanho da nossa ignorância, pois ter o poder dele é também ter o seu conhecimento (onisciência) e se assim fosse tudo ficaria do jeito que ele fez. Deus é tão grande e misterioso que mesmo quando permite o mal, e sem dele compactuar, ainda assim, tira um bem para sua glória e felicidade de suas criaturas. 
Clique aqui e leia a parte I

Contatos com o colunista:
ggalves1@hotmail.com Cel. (085)96638929

Referências Bibliográficas.  

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS – 1958 a 2008. Gráfico elaborado pelo autor.
Depoimento de Alígia Maria Alves Medina Diniz
Depoimento de Antônio Alves Araújo(Antônio Pio)
Depoimento de Edson Moura Martins
Depoimento de José Clementino Neto(Tadeu)
Depoimento de José Nunes da Silva(Zé Caipora)
Depoimento de Lucivaldo Gomes da Silva( o Bahia)
Depoimento de Maria José Mendes Saraiva(Mazer)
Depoimento de Maria Laura Germano da Silva
Depoimento de Maria Lucilda Silva Souza
Depoimento de Maria Nivanda Martins Monteiro
Depoimento de Raimundo Orisson Freire Monteiro(Seu Adauto)
Depoimento escrito de Auxiliadora Batista(Tirica) por e-mail ao autor.
Entrevista com José Adriano dos Santos Martins(Zezinho) em 11/02/12
Entrevista com José Ednaldo Lima Silva em 12/02/12
Folder da Escola Maria Júlia Pereira Batista.
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. Posto de Aratuba.
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO CEARÁ - SECRETARIA DE INFORMÁTICA e COORD. DE ESTATÍSTICAS E INFORMAÇÕES ELEITORAIS.