Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ARATUBA: DESFILE CÍVICO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL REÚNE MULTIDÃO

O DESFILE FOI COMANDADO PELA BANDA MUNICIPAL FORÇA JOVEM, NA PESSOA DO MAESTRO DYHONY LIMA E APRESENTOU OS OITO DESAFIOS DO NUCA, CONFORME ORIENTAÇÃO DO SELO UNICEF – EDIÇÃO 2017-2020.

Uma multidão acompanhou o desfile cívico-pedagógico realizado nessa sexta-feira (6) nas principais ruas de Aratuba, um evento que marcou as homenagens à Independência do Brasil e contou com um expressivo número de participantes. Desfilaram alunos das redes municipal e particular de ensino, integrantes da LADEC, Polícia Militar, Idosos do Serviço de Convivência do CRAS e Escola Indígena.


Com o tema “PÁTRIA INDEPENDENTE: PRESERVA A VIDA CIDADÃ DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, a Secretaria Municipal de Educação buscou valorizar as atividades pedagógicas através da apresentação dois oito desafios do NUCA, conforme orientação do SELO UNICEF – Edição 2017-2020, tais como melhoria do estado nutricional de crianças e adolescentes e suas respectivas famílias através das ações do Agrinho; serviços qualificados para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens em funcionamento conforme diretrizes do Ministério da Saúde; ações de promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, e prevenção das IST; estratégias para redução da distorção idade-série; estratégia de promoção da Igualdade Racial.

Várias autoridades estiveram presentes, entre as quais a prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o pároco da cidade Padre Marcílio, o ex- prefeito Júlio Cesár Lima Batista, a secretária de educação básica Shirlene Botelho, os vereadores Aloísio Senhor e Maycon Pinheiro e, demais secretários de governo, pais, gestores de educação e população em geral.

O desfile foi comandado pela Banda Municipal Força Jovem, na pessoa do maestro Dyhony Lima, estiveram participando também a Banda da Escola Amélia Pontes de Lameirão e a Banda da Escola Hermenegildo Rocha de Mulungu.

EM ALTA

A atleta Aratubense Gilailce Trigueiro estampou um dos pelotões desfile cívico de Aratuba 2019. Uma justa homenagem para quem levou o nome Ceará e de Aratuba ao lugar mais alto do pódio, na edição do Troféu Brasil de Atletismo -2019, faturando o ouro no heptatlo, no fim de semana passado na cidade de Bragança Paulista (SP).

A atleta Moniky Matias da Escola Maria Julia também foi homenageada pela conquista do bicampeonato  nas provas combinadas dos jogos escolares. Com essa conquista a atleta será uma das integrantes da delegação cearense na etapa brasileira dos jogos escolares em Blumenal – Santa Catarina.

FOI DESTAQUE


A Escola Universo do Saber da rede particular homenageou os batalhões da Polícia do Ceará no Maciço de Baturité: Polícia Militar, Raio e Polícia Civil.