Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2019

ARATUBA: VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DA I CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DO IDOSO PARA DISCUTIR POLÍTICAS PÚBLICAS E O DESAFIO DE ENVELHECER NO SÉCULO XXI

“DURANTE A CONFERÊNCIA FORAM DEBATIDAS PROPOSTAS PARA MELHORIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MELHOR IDADE”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Aratuba, vereador Luiz Aloísio dos Santos Morais participou na manhã da última quarta-feira (24) da abertura da I Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada no auditório no auditório do teatro paroquial na cidade de Aratuba.

Segundo Aloísio, o evento ressalta a importância dos idosos e a luta por melhorias. “É uma felicidade em estar aqui na conferência da melhor idade, pois são exemplos de vida, pessoas que já ajudou muito e ainda possuem autoestima para batalhar por nossa cidade. Hoje colocamos a Câmara a disposição de todos”, pontuou.

A Conferência foi promovida pelos Municípios de Aratuba e Mulungu, por meio das Secretárias Municipais de Assistência Social, e Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso. Participaram do encontro diversas autoridades. A prefeita de Aratuba, Maria Auxiliadora Lima Batista, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de Mulungu Renata Martins, o vice-presidente do parlamento aratubense Aloísio Senhor, os conselheiros e sociedade Civil. A conferência teve como tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”.

Para a prefeita Maria Auxiliadora Lima Batista, a Tirica, este momento é muito importante, pois todos vão ter vez e voz para falar do que é preciso para ter mais qualidade de vida, na perspectiva da proteção e defesa do idoso. “Precisamos construir politicas publicas para a melhor idade, tira-las do papel e partir para a prática”, pontou.  

Durante a conferência, os presentes foram divididos em grupos para propor ações voltadas aos quatro eixos: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

No encerramento muito forró para fechar este momento tão importante do jeitinho que eles gostam.