Páginas

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

ARATUBA: SETEMBRO AMARELO FOI TEMA DISCUTIDO ENTRE OS ALUNOS DA ESCOLA JOACY PEREIRA

DIGA NÃO AO SUICÍDIO E SIM A VIDA É A CAMPANHA REALIZADA PELA ESCOLA JOACY PEREIRA – EXTENSÃO DE MARÉS E TEM COMO OBJETIVO DESMISTIFICAR O TABU DO SUICÍDIO.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a 17ª principal causa de mortes no mundo. Anualmente, 800 mil pessoas são vítimas deste mal, falecendo uma a cada 40 segundos.

Há algumas formas de evitar o suicídio, uma delas é dar liberdade para aqueles que possuem tendências suicidas se expressarem a quem confiam. É muito provável que haja pessoas do nosso convívio que sofram, mas que não se sintam à vontade para contar e acabam escolhendo o pior caminho.

A Campanha DIGA NÃO AO SUICÍDIO E SIM A VIDA vai além do ensino e conscientiza jovens a procurarem ajuda e a incentivar seus familiares a procurarem ajuda caso percebam algo de errado em seus comportamentos.

Os alunos da extensão da escola estadual em Marés chamaram atenção de todos ao abordarem a temática durante o maio amarelo, com foco como ajudar e perceber uma solução para o problema enfrentado por várias famílias.

A maioria dos suicídios poderia ser evitada se estivéssemos mais atentos aos avisos enviados pelos que planejam tirar a própria vida. Frases como “não sei por que nasci”, “tenho vontade de sumir”, “acho que já vivi o suficiente”, “se eu morrer, ninguém sentirá minha falta” merecem total atenção e não podem ser levadas como “frescura”.

Todos devem fazer a sua parte e desmistificar o tabu do suicídio, conversando sobre o assunto com pessoas próximas, principalmente crianças, adolescentes e jovens. Não fique calado e aja, sempre!

Mais uma vez Marés é destaque no cenário educacional pela atuação de seus alunos e educadores que constantemente estão ultrapassando os muros da escola e interagindo com a sociedade local.