Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Campanha Faça Bonito: Conselho Tutelar de Aratuba mobiliza sociedade para o combate à exploração sexual infantil

O CONSELHO TUTELAR TEM SIDO UM PARCEIRO DA SOCIEDADE NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS ARATUBENSES.

Desde o início do mês de maio, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aratuba vem realizando visitas as instituições e sociedade civil, distribuindo o material da Campanha Faça Bonito e mobilizando os gestores da escolas da rede municipal e estadual de ensino, lideranças comunitárias e formadores de opinião para atuação nas ações referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, próximo 18 de maio.

A campanha tem por objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e denunciar possíveis violações de direitos de crianças e adolescentes. Além da violência sexual, os organizadores pretendem alertar para outros tipos de violação, como o trabalho infantil.

Denunciar é a única forma de salvar nossas crianças desse tipo de crime. Todos somos responsáveis, ao descobrir algo, ou pelo menos suspeitar, é dever do cidadão procurar ajuda, não precisa identificação.

VAMOS FAZER BONITO JUNTOS?
O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 16 anos muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.