Páginas

terça-feira, 11 de julho de 2017

PEDIATRA HELENA ALENCAR: MAIS DE UMA DÉCADA A SERVIÇO DO POVO DE ARATUBA

Ela é uma renomada pediatra que dedicou mais de uma década de sua vida em função das famílias aratubenses. 

Maria Helena Calixito de Alencar, natural de Piquet Carneiro, graduada em medicina pela Universidade Federal do Ceara com especialização em Pediatria, Saúde Comunitária e Genética Humana.

Exerceu a profissão com enfoque no contexto familiar, em diversas áreas: hospitalar, emergências, atenção básica de saúde e formação de recursos humanos na área materno infantil.

Após aposentada (1999), a convite da Dra. Vilauva Lopes, então Secretária de Saúde de Aratuba, preocupada com o elevado índice de hospitalização de crianças a nível local e transferidos para Fortaleza com certa gravidade, bem como elevado índice de óbitos infantis ocorridos no município, iniciou um trabalho focado na estrutura familiar abrangendo todo território municipal.  

Através da equipe especial de pediatria formada pelos profissionais Dra. Lúcia Colares, Maria do Socorro Mendes da Silva, com o apoio do Senhor Zequinha que foi motorista na época, Dra. Helena Alencar desenvolveu entre os anos de 1999 a 2012 um excelente trabalho em pediatria com ações preventivas e curativas junto às famílias aratubenses, no final deste período o anjo da guarda de nossas crianças retorna para a capital cearense.

Já no início de 2017 atendendo ao convite da prefeita Maria Auxiliadora Lima Batista, a queridinha do povo retorna para Aratuba, dessa vez desenvolvendo suas atividades pediátricas no NASF, cuidando com excelência da sala dos pequenos.   

Em meados de março de 2017, Maria Helena Calixito de Alencar foi agradecida com a MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO CONSUELO LIMA, uma indicação do vereador Luiz Aloísio dos Santos Morais, pelos relevantes serviços prestados a sociedade aratubense.