Páginas

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Faculdade do Maciço de Baturité realiza I Seminário de Iniciação Científica

A Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) realizou, na noite desta quinta-feira (24), a abertura do I Seminário de Iniciação Científica (SEMIC). O evento que inova e possibilita inscrições para ouvintes ocorreu no auditório da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB) e contou com a participação de autoridades, professores, estudantes e bolsistas de Iniciação Científica da Universidade. A programação do seminário estende-se até o próximo sábado (26).

A Faculdade do Maciço de Baturité, seguindo o seu ideal de contribuir para a formação de profissionais qualificados e aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, está promovendo o I Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), com a temática da “Educação das Relações Étnico-Raciais”. 

O objetivo geral que norteia o SEMIC é de proporcionar o aprofundamento do debate científico nas áreas de administração e pedagogia e ciências afins, em torno das principais demandas do Maciço de Baturité, bem como as suas relações com as demais áreas do conhecimento. Nesse mesmo sentido, foram elencados os seguintes objetivos específicos: Incentivar a produção científica no âmbito da FMB; Favorecer o envolvimento da comunidade acadêmica com a comunidade local; Garantir o diálogo entre pesquisa, ensino e extensão; Divulgar o trabalho de docentes e discentes da FMB; Criar pontes da produção acadêmica entre a FMB e demais intuições publicas e privadas do Estado do Ceará; Proporcionar a divulgação de trabalhos e pesquisas científicas de pesquisadores de outras instituições do ensino superior.

“O seminário é um momento de celebração para os alunos que iniciam os primeiros passos na pesquisa e serve de estímulo para que mais discentes busquem o envolvimento em projetos, o que amplia o horizonte da formação e promove a familiarização com a pesquisa, além de capacitar para uma atuação futura tanto em instituições acadêmicas quanto em outras funções profissionais”, declarou o professor doutor Edmar Silva, coordenador de Pesquisa da FMB.

Para a palestrante professora doutora Vera Rodrigues a realização de eventos como este é de fundamental importância para o crescimento científico da Universidade, assim como para o enriquecimento pessoal dos participantes. “A Iniciação Científica é basilar, pois a universidade é construída em cima do seu principal material humano, que são os seus alunos, razão da existência da universidade. A preparação desses alunos para uma vida científica é fundamental, e ela ocorre, essencialmente, por meio da Iniciação Científica. Precisamos estimular essa atmosfera para que os nossos estudantes possam compor a nossa pós-graduação da melhor forma possível”, ressaltou.

SEMIC

O SEMIC está sendo realizado no período de 24 a 26 de novembro nas dependências da FMB. Contará com a presença de docentes da própria FMB e professores convidados da UNILAB que irão realizar, sob vários pontos de vistas, uma discussão sobre o tema central do evento, apresentando possíveis caminhos para a redução dos indicadores de preconceito, racismo, discriminação religiosa ou exclusão por gênero.

O SEMIC quer contribuir, ainda, com a valorização da cultura local, especialmente as culturas indígena e negra, que foram fundamentais para estruturação do tecido social do Maciço de Baturité, mas que têm sido relegadas a um segundo plano e têm sofrido com a ausência de políticas públicas municipais específicas que não somente valorizem, mas também resgatem e resinifiquem essas valiosas contribuições culturais.

No dia 26/11 serão apresentados os trabalhos de iniciação científica, resumos expandidos ou artigos que foram submetidos e aprovados pela Comissão Científica do evento. As apresentações começarão às 08:00 horas e serão abertas ao público.

Por Flávio Silva