Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Ex- Prefeito Júlio César participa de Workshop em Fortaleza para discute princípios de uma Cidade Educadora

Aconteceu nesta segunda-feira (07), no Hotel Oásis, em Fortaleza, o Worhshop "PRINCÍPIOS DE UMA CIDADE EDUCADORA", uma iniciativa da APDMCE, que contou com a palestra da socióloga, doutora em Educação - Lourdes Atie. Do Maciço de Baturité participou as cidades de Aratuba, Barreira, Baturité, Itapiúna, Pacoti e Redenção, a secretaria executiva da AMAB, Inês Távora, também prestigiou o evento.

O objetivo do encontro foi difundir e discutir o conceito e a construção de uma Cidade Educadora. O evento aconteceu no Oásis Hotel Fortaleza, sendo aberto ao público interessado no tema e teve como palestrante a socióloga Lourdes Atié, doutora em Educação, consultora pedagógica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) do Estado de São Paulo e diretora da equipe de coordenação brasileira do Centro de Estudos sobre Câmbios na Cultura e na Educação (CECACE), da Universidade de Barcelona. O evento é de suma importância para o início do novo ciclo de gestão da APDMCE, devendo o tema “cidades educadoras” ser trabalhado junto aos municípios de diferentes formas nos próximos anos, por meio de projetos já existentes e de novos que surjam.

CIDADE EDUCADORA
O conceito de Cidade Educadora tem como princípio trabalhar o território como grande espaço educador, valorizando o aprendizado vivencial das mais diversas formas, integrando a oferta de atividades sociais e culturais para potencializar a capacidade educativa formal e informal dos municípios para além da escola. O conceito ganhou força a partir do movimento das Cidades Educadoras, criado em 1990, com o I Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona, na Espanha. Naquele encontro, um grupo de cidades pactuou um conjunto de princípios centrados no desenvolvimento dos seus habitantes que orientariam a administração pública a partir de então e que estavam organizados na Carta das Cidades Educadoras, cuja versão final foi elaborada e aprovada no III Congresso Internacional, em Bolonha, na Itália, em 1994.

A PREFEITA ELEITA E A EDUCAÇÃO EM ARATUBA
Durante a campanha eleitoral, Tirica do Júlio César, a primeira mulher eleita para administrar o município de Aratuba elencou algumas prioridades para a pasta da educação. Dentre elas a implantação de um referencial curricular próprio para o Município de Aratuba, levando em conta aspectos históricos, culturais, geográficos, econômicos e sociais de nossa realidade.

Tirica também fez constar em suas propostas de governo a valorização dos trabalhadores da Educação.  

APDMCE
Há 29 anos, a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) tem se tornado uma forte e eficaz parceira dos municípios cearenses, sobretudo na formação e capacitação de agentes públicos em temáticas específicas e no desenvolvimento de projetos em diferentes áreas: incentivo à leitura e ao brincar, discussão de políticas públicas para a terceira idade, enfrentamento da violência contra a mulher, dentre outros. Todas as atividades são desenvolvidas na perspectiva de contribuir com o fortalecimento dos municípios por meio da capacitação dos gestores e do empoderamento das comunidades.

COM INFORMAÇÕES DA APRECE E AMAB