Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Idosas de abrigo ganham dia de princesa, com direito a salão de beleza e ensaio fotográfico com Thiago Brito.

O aratubense Thiago Brito tem ganhado um notório seu reconhecimento no estado do Ceará.


O dia a dia para idosas que vivem em um abrigo não tem muitas novidades. A rotina e a saudade conduzem as horas, mas há profissionais que tentam mudar essa história. Um deles é o educador físico Neto Vasconcelos, que percebeu a monotonia do Abrigo Sagrado Coração de Jesus ao chegar e orientar as atividades. Conversando com o amigo fotógrafo Thiago Brito, surgiu a oportunidade de mudar a rotina das idosas.

Assim, Thiago convidou as idosas do Sagrado Coração de Jesus e do Lar de Nazaré para um dia de beleza e contato com a natureza. “Conseguimos voluntários que ficaram responsáveis pela beleza do cabelo e da maquiagem delas. A responsável pelo abrigo alugou um ônibus e fomos para a Ponte Metálica. A ideia era ver o pôr-do-sol e registrar a interação delas”, conta o fotógrafo.

“O ensaio foi no primeiro semestre do ano. Fui conhecê-las lá no abrigo. Elas são tão sensíveis, se você chegar e conversar elas já conversam, cantam, demonstram um carinho. O que me tocou mais é que quando alguém chega  elas pedem para a pessoa voltar. Me chamaram de neto, pra eu ir sempre lá”, relembra Thiago.

O objetivo era realizar uma pequena exposição dentro do próprio abrigo e dar as fotos para as idosas. Mas depois veio a ideia de fazer algo maior. “O abrigo está precisando de uma reforma na parte de incêndio. Porque só tem a extintor, não tem a estrutura que a defesa civil pede, o orçamento é de R$ 760 mil. Daí decidi expor as fotos e chamar a atenção para que as pessoas possam ajudar”, explica o cearense Thiago Brito.

As imagens estão disponíveis no Shopping Benfica até o dia 31 deste mês, em homenagem ao dia do idoso, comemorado dia 1 de outubro. A entrada é gratuita. Já para quem deseja ajudar financeiramente uma conta bancária foi disponibilizada para receber doações.

Thiago Brito tem apenas 22 anos e 
desistiu do Direito para dedicar-se 
à fotografia. (FOTO: arquivo pessoal)
“Foi um dia muito legal tanto pra elas quanto pra mim. Elas gostaram muito, queriam que tivessem mais dias como esse. Conversei com a Nay Pinheiro, responsável pelo abrigo, e ela disse que o ensaio foi assunto para mais de um mês. Depois, voltei pra visitá-las”, declara.

Thiago Brito tem apenas 22 anos e trabalha profissionalmente com fotografia há 1 ano e 6 meses. Mas engana-se quem pensa que ele fez cursos e se dedicou para trilhar este caminho. Na verdade, Thiago cursava Direito e foi inserido no mundo da fotografia quando registrou imagens de sua cidade natal Aratuba, no Ceará, e teve o seu perfil recomendado pelo próprio Instagram. Ganhou muitos seguidores e passou a fotografar Fortaleza ao mudar-se para a capital. O resultado do trabalho foi a imersão de Thiago no mundo da Fotografia.

O recanto do Sagrado Coração é um abrigo, localizado no bairro Benfica, que atualmente acolhe mais de 30 idosas. Estas, que antes estavam em situação de vulnerabilidade, lá encontraram condições para envelhecer com dignidade. 

A campanha para arrecadar recursos a fim de executar o projeto contra incêndio e pânico está orçado em R$ 760 mil. As doações podem ser feitas por meio de conta bancária.

Serviço
Doações via conta corrente
Banco do Brasil
Ag: 3653-6
Cc: 39990-6

Exposição Sorria Maria
Todos os dias de 10h às 22h
Local: Shopping Benfica
Endereço: Avenida Carapinima 2200 – Bairro Benfica
Entrada gratuita

COM INFORMAÇÕES DO SITE TRIBUNA DO CEARÁ