Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2016

ELEITORES QUE PERDERAM O PRAZO DA BIOMETRIA AINDA PODEM TIRAR O TÍTULO ATÉ 4 DE MAIO

Quem perdeu o prazo do recadastramento biométrico obrigatório nos 46 municípios cearenses ainda pode tirar o título de eleitor até o dia 4 de maio. O alerta do TER/CE é para que os eleitores compareçam logo ao cartório eleitoral, a fim de evitar as longas filas nos últimos dias de atendimento.

O TER/CE informa que em torno de 250 mil títulos foram cancelados nos 46 municípios que encerraram a revisão eleitoral, no último mês de março. Os municípios com maior número de títulos cancelados foram: Maracanaú (40 mil); Crato (20 mil); Iguatu e Itapipoca (17 mil cada); Tianguá (12 mil); Barbalha e Horizonte (10 mil cada).

Apesar do quantitativo de títulos cancelados, o TER/CE avaliou positivamente os números nos 46 municípios submetidos à revisão de eleitorado, alcançando patamar superior a 70% de extrações biométricas, o que levou a um aumento considerável nos índices de eleitores recadastrados no Estado. Nas últimas eleições, em 2014, apenas 7% do eleitorado votou através da biometria. As projeções indicam que, até o dia 4/5, o TER/CE atingirá a marca de 34% do eleitorado recadastrado, o que corresponde a 2.163.100 eleitores.

O recadastramento biométrico obrigatório de eleitores foi realizado nos seguintes municípios: Amontada, Aratuba, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Cariré, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Itaitinga, Itapiúna, Itarema, Maracanaú, Miraíma, Mulungu, Nova Olinda, Paraipaba, Porteiras, Santana do Cariri, Tianguá, Várzea Alegre, Altaneira, Banabuiú, Caridade, Caririaçu, Cariús, Crato, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Jardim, Jati, Jucás, Marco, Meruoca, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Penaforte, Quixeré, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará. Nesses municípios, o atendimento ao eleitor acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Em relação aos demais municípios, inclusive Fortaleza, o prazo para regularização do título é o mesmo – 4 de maio. Mas o TRE orienta os eleitores a procurarem os cartórios eleitorais somente em caso de irregularidade no título de eleitor. Na capital e nos demais municípios cearenses, a coleta de dados biométricos não é obrigatória para as eleições deste ano. Portanto, não há necessidade de comparecimento aos cartórios daqueles eleitores que estão com os títulos regulares.

Fonte: TRE/CE