Páginas

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Marcela Alves deverá ter placas fixadas em sua homenagem nas escolas de Aratuba

Marcela Alves - Cientista 
A Câmara Municipal de Aratuba, Maciço de Baturité, no Ceará, aprovou por unanimidade um requerimento de autoria da vereadora Aila Santana (PR), que indica ao prefeito da cidade a fixação de placas nas Escolas da Rede Municipal homenageando a aratubense MARCELA ALVES, a primeira mulher brasileira na história aceita para o curso de verão do instituto de ciência em da Universidade de Bentley, em Massachusetts no ano de 2014.

A jovem cientista Marcela Alves, até o segundo grau estudou em escola pública na cidade de Aratuba, em seguida se formou em Ciências da Computação pela Faculdade Farias Brito, em Fortaleza, Marcela desde de pequena superou os desafios da pobreza na cidade de Aratuba, no interior do Ceará. Sozinha, aprendeu a falar inglês e conseguiu chegar aos Estados Unidos com reconhecimento.

Desde criança, Marcela estudava muito, apesar das limitações no início. “Quando ela nasceu, sua família morava num sítio. [Quando ela cresceu], ainda não tinha escola lá. Foi com a centenária Albertina Farias que a ilustre Marcela Alves aprendeu as primeiras letras, ele ia para a capela aonde Dona Albertina reunia as crianças carentes montada em um jumento ou na garupa da bicicleta de seu irmão. Foi lá onde tudo começou. Marcela disse recentemente em entrevista na rádio Verdes Mares que quando estava nos Estados Unidos, lembrava de tudo isso.

Na adolescência, Marcela passou a estudar inglês por conta própria. “Como eu gostei muito de estudar, eu decidi estudar inglês em casa, sozinha, sem ninguém para treinar comigo. Eu tinha noção das regras de inglês, mas eu não sabia a pronúncia das palavras direito porque eu não tinha ninguém para conversar comigo”, explica.
Aila Santana - Vereadora

Segundo a parlamentar Aila Santana, que também é professora, o atendimento deste requerimento faz justiça a esta ilustre filha de Aratuba, uma estudante dedicada que superou todas as dificuldades que a pobreza causa a um ser humano e se tornou referência internacional no universo da educação. “É importante destacar que a referida homenagem vai incentivar os estudantes de Aratuba a trilharem o caminho do sucesso que Marcela percorreu até se tornar uma vencedora”, acrescentou. 

Depois de aprovado, o requerimento segue para despacho do poder executivo em Aratuba.

Fonte: Ceará em Foco