Páginas

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Professores em greve são recebidos na AL do Ceará

Os grevistas estavam acompanhados por por  vereadores de Aratuba e receberam apoio de vários deputados.

Nesta quarta-feira, 26/8, os professores da rede municipal de ensino de Aratuba, acompanhados dos vereadores Neto do Pai João (PMDB), Ivanir Bernardo (PROS) e Jean Martins (PROS) e representantes da FETAMCE, foram recebidos por vários deputados Assembleia Legislativa, durante o pequeno expediente da casa. O presidente do legislativo de Aratuba, Neto do Pai João, ressaltou que os deputados não pode se omitir diante da greve da categoria, que já dura mais de 15 dias, e parabenizou aos deputados que representam o povo cearense pelo apelo feito para que o poder executivo de Aratuba atenda a reivindicação da categoria.


O deputado Capitão Wagner (PR) manifestou apoio aos professores municipais de Aratuba, que estão em greve desde o dia 6 de agosto. Para o deputado, que falou na ordem do dia da sessão plenária desta quarta-feira (26/08), o melhor caminho para tentar solucionar um problema é o diálogo.

O parlamentar pediu para que os docentes sejam recebidos pelo prefeito. “E a paralisação é para que a lei seja cumprida”, disse, saudando os professores que estavam nas galerias da Casa.

Entre as reivindicações da categoria, o parlamentar citou o reajuste salarial para o magistério não inferior a 10%, conforme já acordado, retroativo a 1º de janeiro de 2015; a implantação da Lei Municipal nº 479/2015, que trata da ampliação definitiva de carga de 20h para 40h de trabalho de professores integrantes do quadro permanente do magistério público. Também o reajuste do deslocamento dos professores para as escolas quando a quilometragem ultrapassar três quilômetros para R$ 0,79, conforme artigo 45 da Lei Municipal nº 349/209, que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do Magistério.

Já em seu pronunciamento o deputado Renato Roseno (Psol) declarou seu apoio, na ordem do dia da sessão plenária aos servidores municipais de Aratuba e de outros municípios do Ceará que estão em greve.

Segundo o parlamentar, além de Aratuba, municípios como Barbalha, Juazeiro do Norte, Alcântaras, Quixelô, Iguatu, Paraipaba e Várzea Alegre estão com muitos dos seus serviços públicos parados, por causa de “posturas autoritárias” de seus gestores. “Associo-me a esses servidores que estão lutando pelos seus direitos. Em Várzea Alegre, 380 servidores públicos estão recebendo metade de um salário mínimo e, até agora, não foram recebidos pelo prefeito. São demandas legítimas”, afirmou.

O deputado Elmano Freitas (PT) cobrou, foi enfático ao cobrar providencias em relação ao reajuste dos servidores, segundo o parlamentar, o piso dos professores estabeleceu um aumento de 13%. A Prefeitura e o Sindicato dos Professores de Aratuba renegociaram 10%, mas o prefeito Ivan Neto (Pros) disse que não pode pagar esse reajuste. “Quero pedir a sensibilidade do prefeito para que este cumpra com o compromisso e dê o reajuste acordado”, afirmou.
O deputado ressaltou ainda que, na próxima sexta-feira (28/08), será realizada audiência pública, com a presença do Ministério Público, para debater o tema.

A presidente da FETAMCE, Enedina Silva, providenciou o apoio logístico para o professores grevistas estivessem buscando apoios na luta pelos seus direitos na Assembleia Legislativa do Ceará. A ação movimentou as redes sociais durante o dia, o movimentou também recebeu a adesão de pais e alunos.  


Solidarizaram-se também com os professores as deputadas Raquel Marques (PT), Fernanda Pessoa (PR) e Dra. Silvana (PMDB). Além dos deputados que usaram a tribuna durante a ordem do dia, para apoiaram a greve e destacaram a justeza das reivindicações do magistério aratubense, Evandro Leitão do PDT, manifestou seu apoio aos professores de Aratuba. 

Redação Aratuba Online 
Com informações da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa